NOTÍCIAS
08/07/2014 15:30 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

3 coisas em que você deveria pensar antes de ir para a cama (e 3 que você deveria esquecer)

Vamos ser honestos: nada melhor para recarregar as baterias que uma boa noite de sono. Numa cultura de incessantes mensagens de texto e pensamentos ainda mais incessantes, é uma delícia deitar na cama e esquecer dos alertas constantes de nossa mente. Mas o que acontece quando você se ajeita nos lençois e seu cérebro simplesmente se recusa a desligar?

A chave para se livrar desses pensamentos irritantes antes de dormir podem estar nos próprios pensamentos (tão meta, né?). Para dormir melhor, eis uma lista de certo e errado antes de capotar:

Certo

Agradeça

E, se possível, faça uma lista por escrito. Pensar naquilo pelo que você é grato pode levar a melhores noites de sono, a mais felicidade e até a um sistema imunológico mais saudável. Além disso, quem não quer pensar nas melhores coisas do dia antes de cair nos braços de Morfeu?

Pense num amanhã de sucesso

Todo mundo sonha em se dar bem no trabalho (e na vida). Pensar em maneiras de conquistar esses objetivos antes de deitar pode te ajudar acordar em um amanhã melhor. Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo empresarial costumam pensar resultados positivos antes de dormir, o que ajuda a ter sucesso no dia seguinte, diz o Business Insider.

Pense em algo relaxante

Apesar do que te disseram sobre contar carneirinhos, o truque provavelmente não te ajuda em nada a pegar no sono . Em vez disso, pense em algo relaxante, como um mantra positivo ou uma imagem adorável (como as águas cristalinas do Havaí) . Vai exigir menos do seu cérebro, e seus últimos pensamentos antes de embarcar serão serenos.

Errado

Pensar no seu e-mail

Ou suas notificações do Facebook. Ou os likes do Instagram. Ou qualquer coisa do seu celular. Estudos mostram que olhar para a tela reluzente do telefone antes de dormir interfere com a qualidade do sono , então é melhor deixá-lo fora do quarto – e da sua mente.

Ruminar sobre uma discussão

“Nunca vá para a cama nervoso.” O velho ditado não é só um clichê, ele é confirmado por pesquisas. Cientistas da Universidade Massachusetts Amherst apontam que o sono não só preserva emoções negativas, mas também as aumenta. Ou seja, repassar mentalmente aquela discussão que você teve com seu namorado ou namorada antes de ir dormir não vai ajudá-lo a esfriar a cabeça. Melhor resolver esses conflitos antes de encostar a cabeça no travesseiro.

Obcecar com sua lista de tarefas

Se o dia acabou sem que você cumprisse todas as tarefas que tinha em sua lista, não se preocupe. Como explica Arianna Huffington, presidente e editora do Huffington Post, às vezes a melhor maneira de terminar um projeto é simplesmente abandoná-lo. “Todo projeto que você começa na sua cabeça vai drenar sua energia... E isso significa dizer 'não' a coisas boas, a coisas que você queria fazer, mas que tomam tempo de sono, ou tomam tempo que você passaria com seus filhos, ou o que quer que seja importante para você”, disse ela numa conferência em Toronto, em 2013. Não abra mão do descanso por causa de uma lista de coisas a fazer: quem vai sair perdendo é o seu sono (e, também, sua produtividade amanhã).