NOTÍCIAS
04/07/2014 18:59 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Brasil x Colômbia: com torcida inflamada, Brasil vence Colômbia e está nas semifinais da Copa

Reuters

(Fortaleza) A pressão causada pela obrigatoriedade de vencer a Copa do Mundo em casa, para não repetir o maior revés da história do futebol brasileiro, pode incomodar, pode abater, mas também pode motivar os jogadores da Seleção Brasileira. E para isso acontecer, é preciso que a torcida jogue junto e faça com que o "fator casa" seja um trunfo.

Nesta sexta-feira, no Castelão, em Fortaleza, precisando despachar a Colômbia, sensação do Mundial, e mostrar que o escrete nacional está pronto para reescrever sua história no torneio, o Brasil pôde contar com essa "força sobrenatural" que vem das arquibancadas, e mostrando uma garra fora do comum, aliada a lampejos de bom futebol, bateu o adversário por 2 a 1, avançando à semifinal da Copa.

As mudanças de Felipão na equipe titular surtiram efeito: Maicon sanou as falhas defensivas no lado direito da defesa brasileira e Fernandinho e Paulinho se entenderam bem, melhorando o meio campo da Seleção - Fred e Hulk, no entanto, voltaram a fazer partidas apáticas. Embalado pela torcida, inflamada desde o apito inicial do juiz Carlos Velasco, o Brasil promoveu uma verdadeira "blitz" na Colômbia e chegou ao primeiro gol logo aos 6 minutos de jogo, com Thiago Silva, aproveitando escanteio bem cobrado por Neymar. O zagueiro, depois, voltaria a brilhar, ao salvar, na ponta da chuteira, um contra-ataque mortal da Colômbia, aos 22'.

A força ofensiva da seleção colombiana, aliás, foi ofuscada pela atuação monstruosa do sistema defensivo, que contou com partidas sublimes de David Luiz e Thiago Silva. O cartão amarelo sofrido por este último, em uma infelicidade, porém, o tirou da partida contra a Alemanha, próximo adversário da Seleção na competição.

Galeria de Fotos Brasil x Colômbia - melhores lances Veja Fotos

Na segunda etapa, os colombianos chegaram a ameaçar e até tiveram um gol (bem) anulado pelo árbitro espanhol. Pouco depois, porém, em uma cobrança de falta perfeita, David Luiz ampliou, aos 22', fazendo a festa da torcida, que passou a cantar, a plenos pulmões, "o campeão voltou, o campeão, voltou".

Quando James Rodriguez, doze minutos depois, diminuiu, de pênalti - fazendo seu sexto gol na Copa -, os torcedores brasileiros imediatamente responderam com os gritos de "Brasil, Brasil", tentando fazer com que a Seleção não se abatesse. Mas a Colômbia cresceu na partida, fazendo com que um sufoco que parecia que não ia acontecer, desse as caras no Castelão.

O fim do jogo, porém, não teve jeito, foi mais um teste para cardíacos, com a Colômbia ameaçando a meta brasileira e a defesa aliviando do jeito que dava. Mas ao apito final, sucedeu-se a explosão da torcida, que celebrou muito a classificação da Seleção Brasileira a mais uma semifinal de Copa, a primeira desde 2002.

Na próxima terça, o Brasil volta ao Mineirão para enfrentar a Alemanha, considerada uma das seleções mais fortes da atualidade e que tenta quebrar um jejum de 24 anos sem uma conquista de Copa do Mundo. A partida será realizada na próxima terça-feira, 8 de julho, às 17h.

Galeria de Fotos Torcida animada no Brasil x Colômbia Veja Fotos