NOTÍCIAS
30/06/2014 14:28 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:47 -02

Dez mil dólares para quem provar que a mudança climática não existe

Getty Images
O físico americano Christopher Keating está oferecendo U$ 10 mil a qualquer pessoa que provar que a mudança do clima não existe. Ele oferece dinheiro de seu próprio bolso, para qualquer pessoa com mais de 18 anos que utilizar um método científico para responder ao desafio.

O prêmio de Keating lembra o desafio do famoso médico canadense James Randi _embora este fosse de U$ 1 milhão e focasse em atividades paranormais. Parece não ter nada a ver com a mudança do clima, mas não se lembrarmos que segundo alguns céticos ela é apenas uma punição de Deus.

Keating, que publicou um e-book chamado Indesmentível: Diálogos sobre o Aquecimento Global, escreveu em seu blog que seria o juiz final do concurso, e comentaria quando qualquer trabalho submetido não oferecesse provas suficientes.

“Eu sei que ninguém vai ficar rico com U$ 10 mil. Mas me diga: quem é que não gostaria de ganhar dinheiro? Afinal de contas, os céticos afirmam que se trata de uma questão simples,” escreveu ele. “É tão fácil: é só copiar e colar as provas tiradas de algum lugar.”

“Basta ter a evidência científica para ganhar,” prosseguiu ele. “Não é piada. Se uma pessoa fizer isto, eu assino o cheque. As provas da existência do aquecimento são avassaladoras, e ninguém pode determinar o contrário.”

Alguns comentários no blog acusaram Keating de não ter a capacidade de fazer um julgamento justo por ter “opiniões fortes sobre o tema e um interesse financeiro direto de não perder.” O físico, porém, afirmou que seu compromisso é com a honestidade, segundo The Blaze.