NOTÍCIAS
23/06/2014 16:46 -03 | Atualizado 27/06/2018 15:20 -03

Por que dois jogos da Copa acontecem no mesmo horário na terceira rodada da primeira fase?

Se você não é aficionado por futebol, eis aqui o fim do mistério

AP Photo/Carlo Fumagalli

Se você não é um aficionado por futebol, você deve estar se perguntando: se a Copa do Mundo move bilhões de dólares, se cada jogo movimenta milhares de pessoas, por que a Fifa agenda dois jogos para o mesmo horário?

A resposta para essa questão é bem simples: única e exclusivamente para evitar a manipulação de resultados. Dessa maneira, as quatro seleções que compõem o mesmo grupo entram em campo, muitas vezes, sem saber exatamente o que é preciso pra passar pra próxima fase do torneio.

Ainda não entendeu? Veja o exemplo que já aconteceu com a seleção brasileira.

Argentina, Brasil, Peru e Polônia estavam no Grupo B da 2ª fase da Copa de 78 e o 1º lugar avançaria à final do torneio. Brasileiros e argentinos chegaram à última rodada com três pontos cada e se vencessem o finalista seria decidido pelo saldo de gols (gols feitos menos gols sofridos).

O Brasil enfrentou a Polônia às 16h45 e venceu por 3x1. Mais tarde, às 19h15, a Argentina entrava em campo já sabendo que precisava vencer o Peru por quatro gols de diferença. Os "hermanos" bateram os rivais por 6x0, se classificaram e foram campeões do Mundial disputado na Argentina. Até hoje, existe uma corrente que garante que os peruanos entregaram aquela partida.

Na foto abaixo, Mario Kempes comemora gol marcado contra o Peru.

Na disputa de 3º lugar, o Brasil venceu a Itália por 2x1 e se despediu de forma invicta da Copa de 78. Foi o suficiente para o técnico Cláudio Coutinho afirmar: "o Brasil não é o campeão do mundo, mas é o campeão moral".