ENTRETENIMENTO
23/06/2014 13:53 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

5 games para se manter em ritmo de Copa

Reprodução/International Superstar Soccer Deluxe

Três ou quatro jogos por dia. A Copa do Mundo é uma beleza! Nem bem a bola para de rolar em um canto do Brasil, já sai mais um pontapé inicial em outro estádio. Se por um lado essa overdose de futebol nos deixa com um sorriso de orelha a orelha, por outro nos deixa mal acostumados.

Foi pensando nisso que preparamos uma lista com cinco games para manter o ritmo de Copa durante aqueles períodos tristes sem futebol na TV. Além de se divertir, de quebra você também vai conhecer mais sobre jogadores, táticas e história das seleções que disputam o mundial, além de começar a evitar comentários genéricos como “tal seleção tem um ataque muito bom, vai dar trabalho” ou “nas Copas passadas fulano estava em melhor forma”.

2014 FIFA World Cup Brazil

O game oficial da Copa do Mundo 2014. Todas as 32 seleções estão disponíveis, além daquelas que não participam do mundial (alô, Ibrahimovic!). Tem os estádios – todos com obras concluídas, por sinal –, bola oficial, Fuleco, fan fest nas capitais e tudo o que a Copa do Mundo tem de bom. E pode te ajudar no bolão, se você ainda não fez as apostas, porque o sistema de simulação mostra quem vai pegar quem e quais serão os placares no modo Copa do Mundo, que simula exatamente os jogos e os cruzamentos do mundial. Onde jogar: PS3, Xbox 360 e PC.

Score! World Goals

O primeiro gol do holandês Van Persie contra a Espanha certamente entrou para os anais das Copas do Mundo. E a julgar pela média de gols desta edição, vários outros golaços devem ocorrer. Provavelmente farão parte também do Score! World Goals, que remonta os principais tentos da história do futebol – não só dos mundiais, mas de competições de clubes também. O jogador só precisa arrastar o dedo para passar ou chutar a bola e reviver os golaços. O game vem com poucos pacotes, mas outros podem ser comprados a um preço camarada, ao contrário dos ingressos. Onde jogar: Em celulares ou tablets com sistemas Android e iOS.

Football Manager

Então você é daqueles que critica todas as substituições do Felipão e acha que ele tinha de escalar fulano no lugar de sicrano para liberar os laterais da marcação? O Football Manager é o game para os entendidos do futebol, já que os coloca nos papéis de técnico, presidente, médico, roupeiro… Aqui o jogador não controla o time dentro de campo, e sim fora dele – decide a rotina de treinamentos, a escalação e a formação tática, faz as negociações de jogadores e até escolhe qual atleta e como ele vai provocar o time adversário. A série é antiga e teve origem com o famoso Championship Manager; quem estava habituado com as poucas opções dos primeiros jogos vai se surpreender com quão completo são as edições mais recentes. Onde jogar: No computador (Windows, Mac ou Linux suportam o game), nos celulares e tablets com iOS e Android, e no PS Vita.

International Superstar Soccer Deluxe

Por que jogar um game de quase 20 anos de idade se hoje em dia há games que praticamente simulam a realidade dos campos de futebol? Bom, vamos dar alguns motivos. O primeiro tem nome e número: Allejo, dono da camisa 9 e do título de maior jogador virtual de todos os tempos. O segundo é que ISS Deluxe é sinônimo de carisma quando o assunto é videogame. Terceiro: você adora games antigos, e nós sabemos disso porque também adoramos. Quarto: xingar o juiz não é o bastante? Transforme o safado em um cachorro. Precisa de mais? Onde jogar: no computador (a internet está cheia de emuladores e roms) ou no seu Mega Drive/Super NES empoeirado.

Fifa 14

Esqueça partidas multiplayer e todo o resto. O que nos interessa aqui é o modo carreira de atleta. Você escolhe o jogador lá no início da carreira e controlando somente ele dentro de campo e constrói toda sua trajetória no maravilhoso mundo do futebol, com direito a premiações de melhor do mundo e ofertas milionárias de clubes gerenciados por magnatas russos. A graça aqui é acompanhar o desenvolvimento do jogador e fazer com que ele ganhe destaque dentro do campo. A partir daí, o jogo se encarrega do resto – se tudo estiver bem, ele vai subir e ser alguém na vida, mas se for um perna de pau, vai no máximo receber propostas de times que lutam para não cair. Onde jogar: PC, Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3, PS Vita, Wii e 3DS.