COMPORTAMENTO
22/06/2014 16:07 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

Como controlar a ansiedade

ThinkStock

Fim de domingo. Bate um frio na barriga, um vazio esquisito na alma. Segunda-feira está logo ali e traz consigo a tristeza de ter de acordar com o despertador berrando, ter de pegar trânsito para chegar à firma, ter de enfrentar reuniões e prazos...

É comum a gente antecipar esta sensação e, diante dela, sentir grande mal-estar físico. Tal antecipação mostra que somos, em maior ou menor grau, pessoas ansiosas.

A ansiedade é bastante comum, sobretudo em situações que geram algum tipo de expectativa ou medo. Ela se manifesta, por exemplo, nas horas que antecedem algum momento importante: uma noiva na véspera do casamento, um candidato a emprego minutos antes da entrevista etc. Em situações como essas, a ansiedade é saudável: de acordo com o site do Dr. Drauzio Varella, "a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida".

A ansiedade vira probLema quando é generalizada, ou seja, atua em todos os momentos da vida. "É um distúrbio caracterizado pela 'preocupação excessiva ou expectativa apreensiva', persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono", de acordo com o médico.

Felizmente, há como controlar a ansiedade. Confira essas dicas:

Galeria de Fotos 9 dicas simples para controlar a ansiedade Veja Fotos