COMPORTAMENTO
09/06/2014 11:10 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Fotos impressionantes de pessoas que orgulhosamente tatuaram seus rostos (FOTOS)

Mark Leaver

Fazer uma tatuagem é um grande compromisso. Para o fotógrafo Mark Leaver, a mudança do corpo deve ser intensa, logo, ele resolveu fotografar indivíduos que se atreveram a deixar uma marca permanente em uma região do corpo muito mais proeminente do que qualquer outra.

Sim, estamos falando de tatuagens faciais.

As motivações por trás das tatuagens faciais são tão variadas quanto as formas que elas assumem. "Alguns queriam uma transformação radical e a tatuagem facial se transformou em uma espécie de máscara", explicou Leaver. "Para outros, é apenas uma rebelião contra o sistema". Qualquer que seja o raciocínio, uma vez comprometido em trazer a arte de corpo para o rosto, não há como voltar atrás.

Joe Munroe - 26 anos

Leaver, que por sinal desenvolveu na faculdade uma série notável, intitulada simplesmente "tatuagens", traz agora os adornos coloridos que não podem ser removidos do rosto das pessoas. Apresentando closes de seus personagens tatuados, o fotógrafo acessa uma camada subjetiva de vulnerabilidade sob o exterior intimidante. "Historicamente, tatuagens faciais têm levantado uma série enorme de tabus em torno delas", Leaver explica em seu comunicado. Em suas fotos marcantes, Leaver desafia os espectadores a olhar para além do rosto e ver a pessoa.

Abaixo você encontra parte dos registros assinados pelo fotógrafo. A série completa está no site do artista.

  • Calum Stewart - 26 anos.
  • Deryn - Tem uma licenciatura em psicologia e aconselhamento, ela tatuou o rosto dela em 2011. Deryn não tem mais planos para novas tatuagens no rosto, mas diz que pode fazer algo em breve.
  • Keif Price - 23 anos.
  • Keith Gordon - 57 anos.
  • Yann e Delphine - vivem em um estúdio em Hackney. Delphine é responsável pelas tatuagens e Yann é um especialista em mudanças do corpo, realizando procedimentos como corte de língua e reconstrução de orelha.