VIRAL
05/06/2014 14:45 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:42 -02

Meio Ambiente: 11 atitudes simples que podem salvar o planeta (GIFs)

Salvar o planeta é uma atitude complexa e que depende de cooperação entre todos os indivíduos, empresas e instituições governamentais. Entretanto, algumas atitudes simples podem trazer mudanças significativas nessa luta. Ações que começam com você.

São atos corriqueiros como separar o lixo, ir de bicicleta ao trabalho e outras ações para desenvolver em casa. Para salvar o planeta - de verdade -, listamos 11 atitudes muito simples, mas que fazem toda a diferença.

#01. Separe o lixo reciclável do orgânico. Mesmo!

Você já ouviu isso na escola, na propaganda da TV e até na mensagem spam que recebeu por e-mail hoje cedo. Então que tal botar isso em prática, pra valer? É simples: um destino para o lixo orgânico, um destino para o lixo reciclável.

A sua cidade não tem um sistema de coleta seletiva de lixo? Com certeza ela tem um centro de reciclagem, tente se informar onde fica o posto mais próximo.

#02. Plante e cuide de uma árvore!

Já sei, você vai dizer que não tem tempo e nem espaço adequado para isso, correto? Tudo bem, então seja colaborador de alguma ONG que assuma essa função.

Um bom exemplo é o Clickarvore, mas uma busca rápida pelo Google e você pode encontrar outras entidades que desenvolvam ações similares. Se nada der certo, invista em plantas que tragam benefícios ao seu apartamento.

#03. Use ecobags e não sacolas plásticas

Vamos lá, é tudo questão de adaptação e menos de "ecologia". Não saia por aí comprando aquelas ecobags vendidas em mercados, além de estragarem facilmente, o volume que elas comportam é mínimo. Procure por embalagens maiores.

Além de facilitar no transporte, você vai dizer adeus àquelas sacolinhas que rasgam, cortam as mãos e fazem você parar a cada meia quadra para trocar de mão. Transportar cerveja, refrigerante, aquela pizza enorme do final de semana, frutas e até caixas de leite nunca antes foi tão fácil.

Acha que "isso é bolsa de mulher"? Sério mesmo? Então TOMA ESSA!

#04. Deixe o carro em casa e invista no transporte coletivo

Menos carros nas ruas = menos emissão de gás carbônico = planeta respirando um pouco mais aliviado. É simples.

Use o metrô ou percurso do ônibus para ler, ouvir algum artista que você nunca ouviu antes, jogue, pratique idiomas, experimente ouvir notícias ou qualquer tipo de podcast. O tempo passa tão rápido que você nem percebe. Na dúvida...

#05. Vá de bicicleta ao trabalho!

Além de cumprir a sua cota diária de exercícios físicos, pedalar tira você da monotonia, revela novos cenários e, claro, um pouco de ar fresco na cara faz sempre bem.

A empresa onde você trabalha não tem chuveiro? Pedale um pouco mais devagar, beba muita água e faça algumas paradas no meio do caminho, isso pode ajudar o ciclista iniciante. Só não esqueça de consultar um médico antes e ter todos os equipamentos necessários para a atividade. Veja outras dicas.

#06. NÃO jogue óleo na pia. Recicle!

Basta uma busca no Google para encontrar uma série de ONGs e projetos especializados na reciclagem de óleo. Outra alternativa: aproveite os dejetos para fazer sabão - assista este vídeo.

Responsável por 40% do entupimento da rede de esgoto em São Paulo, o óleo ainda contamina o solo e lençóis freáticos, logo, quem perde é sempre você.

#07. Pare de desperdiçar água no chuveiro!

Sim, transar embaixo do chuveiro ou ficar horas cantarolando enquanto você toma banho é uma experiência maravilhosa, mas já parou para pensar no desperdício de água?

Use o chuveiro para tomar banho, sem enrolação! Até Bruna Lombardi apoia o movimento.

#08. Compre apenas o NECESSÁRIO!

1,3 bilhão de toneladas de comida vai parar no lixo anualmente no mundo todo - dados da Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas que trata de alimentação e agricultura. Já no Brasil, são jogadas fora 25 milhões de toneladas de comida, prejuízo de R$ 12 bilhões!

Você não precisa (e nem vai) morrer de fome. Apenas mantenha o controle. O mesmo vale para aquelas comprinhas no shopping. Pode não parecer, mas pense na energia, água e químicos poluentes para produzir uma única peça de roupa? Menos, bem menos, por favor.

#09. Deixe de frescura: faça xixi no banho, poxa!

Claro que você não precisa tomar banho toda vez que quiser fazer xixi, mas custa segurar um pouco e liberar enquanto você estiver embaixo do chuveiro? É água mesmo, deixa escorrer pelo ralo. Até Gisele Bündchen faz...

#10. Deposite pilhas e baterias usadas APENAS nos lugares certos

A internet não serve apenas para você descobrir onde baixar o episódio novo de Game Of Thrones, mas saber também onde estão os pontos de coleta de pilhas e baterias usadas mais próximos.

Sim, jogar tudo no lixo é sempre mais fácil, mas sabe o que também é muito fácil? Fazer a coisa certa. Daenerys tem apenas uma palavra para você que não descarta pilhas corretamente: DRACARYS!

#11. Apague a luz!

Não vai ficar no quarto? Apague a luz. Vai viajar? Tire tudo da tomada e apague a luz. Videogame sem uso? Televisão que você não assiste? Microondas que você esqueceu? Tire da tomada.

Além de diminuir o consumo de energia e salvar o planeta, você ainda economiza uma boa soma de dinheiro ao final do mês. Sério, quão difícil isso pode parecer? É simples: apague a luz!

O poder é de vocês!

(Com informações Planeta Sustentável e Mundo Estranho)