NOTÍCIAS
01/06/2014 09:43 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:42 -02

Na Tunísia, uma selfie de protesto vira denúncia de lixo nas ruas

Facebook/SelfiePoubella

Os tunisianos criaram um protesto contra o descaso das autoridades com o lixo jogado nas ruas: o chamado #SelfiePoubella. Para participar, basta tirar uma selfie em frente a uma montanha de lixo jogada na rua com a hashtag #SelfiePoubella mais a hashtag com o nome do bairro.

“Pressionem as prefeituras! Mas não se esqueçam que isso não vai a lugar algum se for uma aposta única. Um progresso durável exige a participação ativa e cívica de todos e todas”, é o mote do movimento, slogan em francês que acompanha todas as selfies postadas na página oficial do evento.

O movimento tem como objetivo pressionar as autoridades a cumprir as promessas feitas nas últimas semanas de resolver o problema de acúmulo de lixo nas ruas. Em parte, também é uma crítica implícita à ministra do Turismo, Amel Karboul, que publica em seu Instagram selfies “glamourosas” (por exemplo no banheiro de uma mansão luxuosa).

Este ano, o Ministério do Interior do país anunciou um novo corpo de polícia para fazer cumprir as leis de proteção ambiental do país. No entanto, diante da aparente inércia das autoridades, os tunisianos decidiram tomar uma atitude sozinhos e dezenas de pessoas já aderiram ao movimeto. Pela própria página no Facebook, são organizados mutirões para coleta de lixo em várias partes da Tunísia. Fica a inspiração para os brasileiros. Veja aqui algumas fotos do protesto:

(Via Huffington Post Maghreb)