NOTÍCIAS
28/05/2014 12:24 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Copa 2014: seleção da Austrália desembarca no Brasil nesta quarta-feira

ASSOCIATED PRESS
Australia's soccer player Tim Cahill, right, arrives at Sydney Airport with teammates as they prepare to travel to Brazil for the World Cup soccer tournament in Sydney, Wednesday, May 28, 2014. Australia are in Group B along with Spain, the Netherlands and Chile. (AP Photo/Rick Rycroft)

Vitória, capital do Espírito Santo, tem pouca tradição no cenário futebolístico brasileiro. Nesta quarta-feira, porém, a cidade será o centro das atenções do planeta bola, que já respira os ares de Copa do Mundo.

O motivo é a chegada da seleção da Austrália, a primeira das 31 seleções que irão desembarcar no Brasil, para a fase de preparação na cidade, visando o início da competição. A previsão é de que a delegação australiana chegue às terras capixabas na noite desta quarta.

O município, que também hospedará a seleção de Camarões, que chega ao Brasil apenas no dia 7 de junho, pôde servir de casa para seleções que disputam a Copa graças a um enorme esforço de órgãos governamentais locais, bem como o envolvimento da população capixaba, afirma a secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lilan Siqueira.

"Há três anos, temos planejado e investido para transformar o estado em referência na preparação de atletas. O Espírito Santo participou de todo o processo de candidatura de sede e subsedes da Copa do Mundo, tivemos um ótimo retorno e agora estamos recebendo pela primeira vez duas seleções para treinamento."

A Fifa obriga que as seleções cheguem ao Brasil ao menos cinco dias antes de suas estreias no torneio. Sendo assim, a grande maioria das delegações irá desembarcar no país a partir do dia 5 de junho. Depois da Austrália, os primeiros a chegarem serão os chilenos e os iranianos, no dia 3 de junho - portugueses, sul-coreanos e ganenses chegam apenas no dia 11 de junho, véspera da abertura da competição.

Confira as datas de desembarque das seleções no Brasil e uma galeria de fotos com as cidades que irão servir de casa para as delegações estrangeiras:

28 de maio

Austrália - Vitória/ES

3 de junho

Croácia - Praia do Forte/BA

Irã - Guarulhos/SP

5 de junho

Chile - Belo Horizonte/MG

6 de junho

Bósnia e Herzegovina - Guarujá/SP

Costa do Marfim - Águas de Lindoia/SP

Holanda - Rio de Janeiro/RJ

Itália - Mangaratiba/RJ

7 de junho

Camarões - Vitória/ES

Grécia - Aracaju/SE

Japão - Itu/SP

México - Santos/SP

Suíça - Porto Seguro/BA

8 de junho

Alemanha - Santo André/BA

Argélia - Sorocaba/SP

Espanha - Curitiba/PR

Inglaterra - Rio de Janeiro

Rússia - Itu/SP

9 de junho

Argentina - Vespasiano/MG

Colômbia - Cotia/SP

Costa Rica - Santos/SP

Equador - Viamão/RS

EUA - São Paulo/SP

França - Ribeirão Preto/SP

Honduras - Porto Feliz/SP

Uruguai - Sete Lagoas/MG

10 de junho

Bélgica - Mogi das Cruzes/SP

Nigéria - Campinas/SP

11 de junho

Coreia do Sul - Foz do Iguaçu/PR

Gana - Maceió/AL

Portugal - Campinas/SP