COMPORTAMENTO
26/05/2014 14:15 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Estilistas criam biquínis especiais para mulheres que enfrentaram o câncer de mama (FOTOS)

Divulgação Monokini 2.0

“Quem disse que você precisa de duas [mamas]?” É esta a pergunta feita pelo projeto artístico e social Monokini 2.0, que pretende rediscutir os tão questionáveis padrões de beleza feminina por meio da criação de biquínis pensados para mulheres que já se submeteram à mastectomia.

Insatisfeitos com o fato de as peças de moda praia serem convencionalmente projetadas para mulheres que nunca passaram por este tipo de cirurgia, um grupo de estilistas finlandeses criaram biquínis e maiôs que pudessem atender às expectativas daquelas que enfrentaram o câncer de mama e optaram por não reconstruir a mama removida.

“Queremos incitar uma autoimagem positiva das mulheres operadas, mostrando que você pode ser completa, bonita e sexy, mesmo que tenha apenas um ou nenhum dos seios”, explicam os organizadores.

Idealizadora do projeto, Elina Halttumen, que teve uma de suas mamas removidas por conta do tumor, disse: “Eu não quero esconder, eu não quero parar de nadar, eu não quero me submeter a diversas cirurgias plásticas, e eu não quero ser obrigada a usar próteses na praia. Eu quero me sentir tão livre e ativa quanto me sentia antes do câncer. E o Monokini 2.0 me permite ser exatamente assim”.

Depois de prontas, as 10 peças produzidas foram vestidas por Elina e mais nove voluntárias, e fotografadas para uma exposição. “Foi uma experiência incrível participar deste projeto tão incrível. Espero que a minha participação dê força e coragem para as minhas irmãs, que estão na mesma situação. Viver com uma mama pode ser incrível!”, disse Virve, uma das modelos, ao Daily Mail.