NOTÍCIAS
26/05/2014 11:44 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Conheça o próximo presidente da Ucrânia, o Rei do Chocolate

Efrem Lukatsky/AP

Logo após as pesquisas indicarem a vitória de Pedro Poroshenko nas eleições da Ucrânia, o próximo presidente da Ucrânia já começou a fazer uma série de promessas. Apelidado de “Rei do Chocolate” por seu império ao estilo Willy Wonka Poroshenko é um empresário de sucesso que figura na lista de bilionários da revista Forbes.

Poroshenko prometeu nesta segunda-feira restaurar o controle sobre o leste separatista com uma operação militar mais eficaz, e disse que iria se reunir com autoridades russas nas próximas semanas para garantir o empenho delas na resolução da crise. O governo russo disse estar pronto para o diálogo com Pedro Poroshenko, mas que ele deveria recuar a as operações das Forças Armadas no leste, onde homens armados pró-Moscou declararam a independência em duas províncias.

Em uma coletiva de imprensa nesta segunda, Poroshenko também afirmou que sua tarefa mais urgente é o restabelecimento de uma convivência pacífica com a Rússia, país que parece querer dividir a Ucrânia desde que o presidente pró-Moscou foi derrubado por uma revolta popular em fevereiro.

Os ucranianos compareceram em massa às eleições de domingo e deram a vitória a Poroshenko, um bilionário dono de fábricas de chocolate e veterano na política, na esperança de que o empresário de 48 anos possa resgatar o país à beira da falência e guerra civil.

Diferentemente de outros bilionários ucranianos, Poroshenko não fez sua fortuna nas suspeitas privatizações pós-soviéticas, mas construiu seu império do chocolate tijolo por tijolo. Suas lojas de chocolate no estilo Willy Wonka estão à venda em todas as lojas do país, o que ajuda na imagem de “magnata do bem” que ele tenta passar, e o que lhe rendeu também o apelido de “Rei do Chocolate”. Sua fortuna está estimada em 1,6 bilhão de dólares. Além da “Fantástica Fábrica de Chocolates” Roshen, Poroshenko é doono do 5 Kanal TV, o canal de televisão mais popular no país.

Uma loja Roshen

Muitos eleitores apreciam o pragmatismo de Pososhenko e seu aparente comprometimento. Ao mesmo tempo em que defende intensamente laços mais estreitos com a União Europeia, ele também fala sobre melhorar a relação com a Rússia.

Além do mais, ele é um político experiente, apesar de não estar filiado com qualquer partido político ucraniano no momento. Ele foi parlamentar por muitos anos e trabalhou tanto na arena prórrussa quanto na pró-Europa. Poroshenko também foi ministro do exterior do governo de Yulia Tymoshenko entre 2009 e 2010, além de uma das principais figuras da Revolução Laranja que levou Yulia e o ex-presidente Yushchenko ao poder.

(Com AP e Reuters)