COMPORTAMENTO
26/05/2014 16:15 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

7 conselhos de vida da segunda mulher mais velha do mundo

Detroit Free Press

Jeralean Talley é a americana mais velha do mundo. E como completar 115 anos de idade não é pra qualquer um, o mínimo que temos a fazer é seguir os seus exemplos da melhor maneira possível.

“Mãe Talley”, como ela costuma ser chamada, nasceu no dia 23 de maio de 1899. Isso significa que esta supercentenária já viu três séculos, e continua seguindo forte. De acordo com a Associated Press, ela precisou ir ao médico recentemente, mas ainda se sente bastante saudável!

Segundo o Gerontology Research Group (Grupo de Pesquisa de Gerontologia), que mantém o registro das pessoas mais velhas do mundo, Talley só fica atrás de uma pessoa. Misao Okawa, que tem 116 anos e vive no Japão, é a pessoa mais velha do mundo hoje. Por isso, Talley aparece como segunda da lista.

Talley vive em Inkster, em Michigan, mas nasceu em Montrose, na Geórgia. Por lá, ela morava em uma fazenda onde colhia algodão e amendoim. Em 1935, se mudou para Michigan e se casou com Alfred Talley no ano seguinte. Os dois viveram juntos por 52 anos, até ele falecer em 1988.

Ao longo de 115 anos, não é de se estranhar que Talley tenha conquistado certa sabedoria. Aqui vão então alguns de seus conselhos de vida. Todos simples, mas atemporais.

Siga a regra de ouro.

Talley aconselha repetidamente que você deve tratar as pessoas da mesma maneira como gostaria de ser tratado. “Faça para os outros aquilo que você gostaria que eles fizessem por você. Essa é a minha maneira de viver”, disse à WJBK-TV no ano passado.

Tenha sempre senso de humor.

Talley tentou dirigir apenas uma vez na vida, mas fracassou miseravelmente, como ela mesma conta ao Detroit Free Press. Mas na hora de falar sobre a tentativa frustrada, ela não dispensa palavrões e muito bom humor. Quem nunca falhou ao estacionar o carro na garagem, hem?!

Achou ruim? Faça melhor!

Mantenha-se ativo.

Talley foi ao boliche religiosamente até completar 104 anos, e continua fazendo todos os anos uma viagem para pescar.

Mas não tenha medo de cometer, vez ou outra, alguns deslizes.

Talley é muito conhecida por preparar headcheese, uma espécie de linguiça gelatinosa feita principalmente de cabeça e pé de porco com um toque adocicado.

Tenha as suas próprias crenças.

A fé de Talley é parte muito importante da sua vida. E quando questionada, pela Free Press, sobre o motivo que a faz viver tanto ela respondeu: “Está tudo nas mãos do Senhor”.

Cerque-se de pessoas queridas.

Talley foi casada por meio século. Agora, vive com a filha e com os tataranetos. Aliás, uma de suas atividades favoritas é brincar com um deles.

Seja humilde e tente agir sempre com sabedoria.

“Eu não tenho muita educação, então aproveito o pouco de noção que tenho para tentar usá-la”, disse ao WJBK. Há uma mensagem poderosa em sua modéstia.