MUNDO
25/05/2014 17:26 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Eleições europeias: partido de Merkel lidera pleito na Alemanha

SOEREN STACHE via Getty Images
The Christian Democratic Union (CDU) frontrunner for the European Parliament election David McAllister (R) addresses his supporters next to CDU General Secretary Peter Tauber after exit polls were announced on public television on May 25, 2014 in Berlin. AFP PHOTO / DPA / SOEREN STACHE +++ GERMANY OUT +++ (Photo credit should read SOEREN STACHE/AFP/Getty Images)

Os conservadores de centro-direita do partido da chanceler alemã Angela Merkel se consagraram como o partido mais forte das eleições para o Parlamento Europeu, conquistando 36% dos votos na Alemanha, de acordo com pesquisas de boca de urna. O partido eurocético Alternativa para Alemanha aparece com 6,5% dos votos, o que lhe daria o direito a seis assentos no Parlamento.

A projeção, anunciada no canal de TV ZDF, foi feita pela companhia de análise eleitoral Forschungsgruppe Wahlen. A pesquisa indica forte apoio para a maioria política na Alemanha nas eleições que já se transformam numa medida do sentimento antieuropeu.

A expectativa é que o partido de Merkel, a União Democrática Cristã, e seu partido irmão consigam 36 assentos no Parlamento, de acordo com a projeção. O partido de centro-esquerda, o Social-Democrata, deve conseguir 27 assentos, com 27,5% dos votos, enquanto dez assentos podem ir para o Partido Verde, três para o Partido Democrático Liberal e oito para o partido de extrema esquerda Die Linke. Outros partidos devem ocupar os outros seis dos 96 assentos do Parlamento Europeu dedicados a Alemanha.

Segundo a pesquisa, o comparecimento às urnas foi de 47% do eleitorado alemão ante 43,3% nas eleições de 2009. Fonte: Dow Jones Newswires.