NOTÍCIAS
22/05/2014 14:34 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Abril Plug and Play divulga as quatro startups selecionadas para seu primeiro ciclo de aceleração

Divulgação

A Abril Plug and Play, aceleradora de startups criada através de uma parceria internacional entre o Grupo Abril, no Brasil, e a Plug and Play Tech Center, no Vale do Silício, anunciou nesta quinta-feira, as quatro empresas selecionadas para seu primeiro ciclo de aceleração. São elas: OneTwo, TraktoPRO, TruckPad e Zase. “Queremos dar os parabéns a essas quatro equipes que provaram ter potencial para se tornar grandes negócios. Certamente, após o período de aceleração, eles sairão mais preparados para conquistar um espaço de destaque no mercado”, afirma Manoel Lemos, superintendente de Negócios Digitais da Abril.

O programa, que selecionou empresas com foco em soluções mobile, terá início no dia 2 de junho e será dividido em duas etapas. Inicialmente, as quatro startups passarão três meses alocadas no prédio da Abril, em São Paulo, onde receberão palestras, workshops e sessões de mentoria em diversas especialidades com profissionais do mercado e empreendedores de sucesso, como Marco Gomes (boo-box), Breno Masi (Moville) e Alex Pinheiro (EduMobi), para deslanchar seus negócios. Em seguida, as empresas ficarão mais três meses em aceleração, desta vez na sede da Plug and Play, em Sunnyvale, nos Estados Unidos. Ao final de cada fase, haverá um Demo Day (dia de apresentações das empresas para o mercado e para investidores).

“Teremos um programa de excelência e bastante intenso, que vai ajudar o empreendedor tanto a compreender melhor seu mercado e oportunidade de negócio quanto a ganhar projeção. Sem contar a experiência no Vale do Silício, que será riquíssima para expandir horizontes, fazer networking e procurar investimentos”, conta Rogério Tamassia, diretor-executivo da Abril Plug and Play Brasil.

O processo seletivo contou com mais de 200 inscrições efetivas em sua primeira fase. Em seguida, foi feita uma conversa com cerca de 50 startups, das quais 18 avançaram à fase final - um pitch (apresentação do negócio) presencial para uma banca de jurados, formada por dois membros da Abril e dois da Plug and Play. Quatro empresas saíram vencedoras.

Além das mentorias, as startups também receberão um aporte de US$ 25 mil (seed capital ou investimento-semente), destinado a auxiliar o desenvolvimento do negócio ou ajustar o produto ou serviço. Além disso, estarão próximos a grandes veículos de mídia do Grupo Abril, como VEJA, EXAME, EXAME PME, INFO, SUPERINTERESSANTE, Brasil Post e Elemídia para a divulgação dos seus projetos. Empresas parceiras também vão oferecer seus produtos e serviços gratuitamente ou a baixo custo para deslanchar a operação das startups. Em contrapartida, a Abril Plug and Play terá entre 10% e 12% de participação acionária nas empresas.

Quem são as startups selecionadas

OneTwo

Solução que conecta lojistas de shoppings e consumidores. Através de uma plataforma web as lojas cadastram e monitoram o desempenho de ofertas e descontos, que ficam disponíveis aos clientes em um aplicativo mobile gratuito.

TraktoPRO

Aplicativo mobile que te ajuda a calcular quanto cobrar por projeto ou trabalho freelancer e envia a proposta diretamente pelo celular.

TruckPad

Aplicativo mobile que conecta motoristas de caminhões a cargas em busca de transporte por todo o Brasil.

Zase

Plataforma SaaS (software como serviço) que permite a donos de estabelecimentos anunciar ofertas aos clientes e assim entender os hábitos de consumo deles. Os consumidores podem ver promoções e descontos através de um aplicativo mobile gratuito, que acumula pontos ao ser utilizado e permite trocá-los por prêmios.

Próximos ciclos

A Abril Plug and Play deve abrir novo processo seletivo para sua segunda turma na metade do segundo semestre deste ano. As empresas que se inscreveram para o primeiro ciclo e não foram escolhidas poderão fazer uma nova tentativa.