NOTÍCIAS
13/05/2014 09:21 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

A fé move montanhas: as mais belas igrejas e monastérios esculpidos na rocha (FOTOS)

Getty Images

Muito embora grande parte das igrejas mais impressionantes do mundo apresentem tetos elevados e torres altas, às vezes você precisa percorrer os subterrâneos para encontrar verdadeiras preciosidades arquitetônicas. Jesus chamou o apóstolo Pedro e disse, "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja", mas estas igrejas são construídas (literalmente) dentro da rocha.

Mosteiros da caverna e igrejas subterrâneas existem desde o início da igreja, muitas vezes como uma forma de buscar socorro espiritual em um lugar remoto e solitário. Escavadas nas rochas, ou posicionadas dentro de cavernas, elas têm um aspecto bruto que muitas vezes contrasta com catedrais urbanas e seus vitrais.

Conheça aqui uma lista delas:

Vista geral da igreja de São Simão, no Cairo. AFP PHOTO/GIANLUIGI GUERCIA

Uma visão geral da Igreja Ortodoxa Sérvia subterrânea em 5 de maio de 2009, na região de Coober Pedy, na Austrália. (Foto: Quinn Rooney / Getty Images)

Vista panorâmica da pequena capela construída em caverna, na região oeste do Syros, Cyclades, na Grécia. (V. paravas / Getty)

O interior do Panagria Hrysospiliotissa (Capela de Nossa Senhora do Caverna) em uma gruta sob o Templo de Dionísio, na Grécia.

A Catedral de Sal de Zipaquirá é uma igreja católica subterrânea construído dentro de uma mina de sal 200 metros de profundidade. A igreja fica localizada em uma montanha perto da cidade de Zipaquirá, em Cundinamarca, Colômbia.

França, Provença, Sainte-Baume Mountain: mulher ascende vela na caverna de Santa Maria Madalena.

A Igreja na caverna de Goreme, Turquia

tália, Calábria, Pizzo, igreja Piedigrotta

Capela da Caverna Callao, Filipinas

O eremitério de Santo Antônio e sua capela subterrânea, localizado na parte inferior das gargantas Galamus. O desfiladeiro é a fronteira entre o Aude e Pyrénées-Orientales, Languedoc-Roussillon, França, Europa (P. Eoche / Getty)

Igreja subterrânea de São Pedro, Hatay, Turquia

Agioi Saranta, uma igreja subterrânea próxima de Protaras, Cyprus, na Turquia.

Túmulo em volta do complexo do Mosteiro Geghard, na Armênia.

Um homem sai de uma capela construída sobre a rocha no interior do mosteiro cristão ortodoxo da Tentação, perto da cidade de Jericó, na Cisjordânia, em 22 de fevereiro de 2014. O Mosteiro da Tentação foi construído durante o século 6 D.C. acima da caverna. Dizem ser o local em que Jesus passou quarenta dias e quarenta noites jejuando e meditando durante a tentação de Satanás. (THOMAS COEX / AFP / Getty Images)

Igreja subterrânea de Mihalich, Bulgária

Capela do Rei Santíssimo, Mina de Sal Wieliczka, Cracóvia, Polônia

Igreja subterrânea de Santo Estevão, Budapeste, Hungria

Caverna de Jonas, Auvergne, França

Pequena capela subterrânea no vale do Barranco de Guayadeque, nas Ilhas Canárias.

Homem faz oração na Caverna Capela, em Modderpoort Prior, perto Ladybrand, África do Sul