NOTÍCIAS
02/05/2014 10:19 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02

Ucrânia lança primeira grande ofensiva contra forças pró-Rússia no leste

Baz Ratner/Reuters

A Ucrânia lançou o primeiro ataque de grandes proporções contra forças favoráveis à Rússia que tomaram prédios do governo no leste do país, com confrontos que começaram nas primeiras horas de sexta-feira na cidade que virou o foco da insurgência. Ao menos três pessoas morreram.

O porta-voz do presidente russo Vladimir Putin disse que a ofensiva "destruiu definitivamente a última esperança de implementar os acordos de Genebra", que deveriam solucionar a crise.

Dois helicópteros ucranianos foram derrubados e a sua tripulação assassinada nesta sexta. O Serviço Secreto da Ucrânia disse que os helicópteros foram derrubados com um míssil aéreo.

Stella Khorosheva, porta-voz dos militantes pró-Rússia, disse que um dos seus homens foi morto e outro ferido, sem dar mais detalhes.

O centro de Slovyansk parecia quieto, porém vazio e tenso e confrontos fora da cidade parecem ter acabado, segundo equipe da AP.

A operação aconteceu um dia depois que Putin disse que a Ucrânia deveria retirar seus exércitos das regiões ao leste e sul do país. A Rússia enviou dezenas de milhares de tropas para a fronteira com a Ucrânia.