COMPORTAMENTO
29/04/2014 12:02 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02

Artista cria série fotográfica para mostrar como seria usar o Photoshop na vida real (FOTOS)

Você sempre acorda se sentindo uma pouco... subsaturada? Tem vontade de dar um “patch” (recortada) no que não te agrada frente ao espelho?

É exatamente isso que a artista Flora Borsi aborda em sua nova série fotográfica, “Photoshop in real life” (Photoshop na vida real). Como seria se pudéssemos usar Photoshop na vida real?

Flora, que é natural de Budapeste, na Hungria, teve a ideia de criar a série quando percebeu que a sua própria experiência usando as ferramentas de edição de imagem começaram a interferir na sua auto-percepção.

“Eu sou fotógrafa, e sou viciada em Photoshop – retoco quase todas as fotos, mas não todos os detalhes”, disse ao The Huffington Post. “Até que uma vez eu entrei no banheiro e, assim que me olhei no espelho, notei algo no meu rosto. Imediatamente, me passou pela cabeça que eu poderia tirar aquela espinha da vida real com o programa de edição!”

As imagens exploram então a maneira como diferentes “ações” dos Photoshop poderiam afetar a sua aparência.

“Tenho muita curiosidade para saber o que as pessoas fariam com o Photoshop na vida real”, comentou. “Será que todo mundo seria perfeito, mas só externamente? O que a gente teria de diferente?”

Enquanto o uso de Photoshop é algo comum entre fotógrafos e artistas digitais, o papel das ferramentas digitais na publicidade está sendo duramente criticada. Não à toa, neste mês, legisladores americanos introduziram um novo projeto de lei, que pretende restringir o uso da ferramenta em anúncios, tornando-os enganosos.

“Assim como os anúncios de cigarro, no passado, os anúncios de moda têm retratado imagens distorcidas, ideais para as jovens”, disse o congressista Lois Capps (D-Calif.). “E eles são vulneráveis. Conforme as vendas aumentam, a autoestima e confiança quanto à imagem corporal caem.”

As pessoas precisam entender que “sardas, rugas, etc. nos definem e nos tornam únicos”, finalizou Flora.