COMPORTAMENTO
27/04/2014 13:13 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02

Sexo realmente conta como exercício?

Thinkstock

Sexo é o exercício preferido de todo mundo e não parece um exercício. Claro, ele deixa seu coração bombando, você provavelmente vai suar -- mas o sexo realmente merece sua reputação de destruidor de calorias?

A sabedoria popular nos faria acreditar que a resposta é um caloroso sim -- e mandar todo mundo para o quarto já, tirando a roupa de ginástica. Mas um pequeno estudo feito em 2013 e publicado na revista "PLOS One" pretendia encontrar respostas reais. Nesse estudo, 21 casais heterossexuais foram convocados primeiro a completar um teste de resistência de 30 minutos em uma esteira em intensidade moderada. Depois, foram mandados para casa com a missão de monitorar a atividade sexual. Eles deviam praticar sexo pelo menos uma vez por semana durante um mês e anotar como se sentiam "física e psicologicamente, especialmente quando comparada à sensação de correr na esteira", relatou o jornal New York Times (NYT).

Os pesquisadores analisaram os dados e descobriram que a atividade sexual queimava cerca de 4 calorias por minuto nos homens e 3 por minuto nas mulheres. A atividade entre os lençóis se qualificava como "intensidade moderada" conforme medida por "METs", ou quanta energia é necessária para completar uma tarefa, comparado a ficar parado. Em METs, o sexo se classifica aproximadamente como equivalente a subir uma ladeira ou jogar tênis, segundo o NYT. O exercício na esteira, por outro lado, se classificou como mais intenso em METs e queimava mais que o dobro de calorias, segundo o estudo.

Está bem, então sexo não equivale a correr na esteira. Mas um pouco é melhor que nada, certo? Depende desse pouco. Três a quatro calorias por minuto certamente podem aumentar se você continuar durante algum tempo. A duração média de um ato sexual no estudo foi de 25 minutos, incluindo preliminares, o que resultaria em cerca de 75 calorias queimadas para as mulheres e 100 para os homens. Não é desprezível! Mas, pelo menos entre os usuários do aplicativo de coleta de dados Spreadsheets App, o sexo geralmente dura algo entre 2 e 6 minutos, resultando em cerca de 20 calorias queimadas. Vapt-vupt!

É claro, como em qualquer exercício, quanto mais vigorosamente você o praticar maior o gasto de calorias que poderá ter... Isso sem falar que o sexo faz bem ao corpo de diversas outras maneiras, como reforça o sistema imunológico, melhora a saúde cardíaca e evitar o estresse.

Conclusão? Você provavelmente não deve se apressar em trocar sua próxima ida à academia por um rola-rola. "O sexo não deve substituir o exercício regular", disse ao "Men's Journal" o doutor Antony D. Karelis, autor do estudo. "O sexo e o exercício devem ser incorporados a sua rotina em base regular. Os estudos mostram que ambos melhoram a saúde, por isso a combinação dos dois leva a uma melhor qualidade de vida."