NOTÍCIAS
24/04/2014 10:49 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02

Michael Phelps volta às piscinas nesta quinta-feira

AP

Termina nesta quinta-feira (24), a breve aposentadoria do nadador americano Michael Phelps, maior medalhista olímpico da história.

Foram menos de dois anos longe das piscinas: após o fim dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o atleta anunciara a fim de sua vitoriosa carreira, mas voltou atrás e disputa, a partir de hoje, o Grand Prix de Mesa, no Arizona, competição do circuito americano que reúne atletas olímpicos.

Caso consiga voltar a competir em alto nível e garanta uma vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, Phelps alcançará um feito não atingido por outras lendas das piscinas, como Mark Spitz e Ian Thorpe, que, após retirarem-se do esporte, tentaram, sem sucesso, voltar a disputar os Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e Londes (2012), respectivamente.

Bob Bowman, seu técnico, porém, descarta objetivos mais ambiciosos além do simples retorno ao esporte.

"Não há nenhum grande plano por trás da nossa participação em Mesa", disse. "Ele tem prazer em nadar, gosta do treinamento. Quer ver onde ele está [em termos atléticos]. Essa competição está mais ligada à diversão. Tem sido legal para mim vê-lo nadar só pelo prazer de fazê-lo”, garantiu.

No Grand Prix de Mesa, Phelps irá disputar as provas de 50 m livre e 100 m borboleta.