NOTÍCIAS
22/04/2014 12:13 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02

Instavô: avô fotógrafo é homenageado por neta no Facebook (FOTOS)

As selfies e os registros de lugares turísticos se tornaram, sim, mais populares com a chegada do Instagram. Mas, lá nos anos 40 e 50, já tinha gente apaixonada por fotografia que reproduzia, sem a necessidade de filtros, imagens INCRÍVEIS de si mesmo e das paisagens mais legais do centro de São Paulo. Esse era o caso do alemão Helmut Dierkes, cuja paixão pelas fotos é hoje homenageada pela neta Christine Dierkes na página Instavô.

“O pai dele tinha uma firma de exportação e viajava muito. Nas viagens mais longas, de dois ou três anos, ele levava a família. Em 1938, eles vieram mais uma vez para o Brasil e foram apanhados de surpresa pelo início da 2ª Guerra Mundial, em setembro de 1939. A situação os obrigou a ficar”, conta Christine. Ao longo das viagens, o Sr. Helmut foi criando gosto pela fotografia e encontrou nela o seu principal hobby.

Passou então a colecionar câmeras fotográficas e a comprar uma série de livros sobre o assunto. Aprendeu tudo lendo! E fez registros incríveis da cidade paulista nos anos 40 e 50. Sabe aquela foto ali do jardim do Museu do Ipiranga, que todo mundo ama fazer? Helmut fez em 1955. E da vista do Viaduto do Chá de frente para o viaduto Santa Efigênia? Ele também tem, datada de 1950.

(Museu do Ipiranga entre 1955 e 1956)

Christine achou tudo guardado em março e ficou impressionada. Tratou logo de colocar uma delas no Facebook e o sucesso entre os amigos foi imediato. “Daí decidi criar a página para também compartilhar essas fotos com pessoas que não me conhecem. Acho que é um material muito legal pra ficar guardado apenas nos álbuns da família.”

(Vista do Viaduto do Chá em direção ao viaduto Santa Efigênia, no início da década de 50)

Uma homenagem linda para o avô, que se dizia um grande saudosista dos velhos tempos de São Paulo e que, se estivesse vivo, completaria 90 anos em 2014. E olha aí o Sr. Helmut fazendo uma selfie de frente para o espelho. Quem é o hipster aqui?

(Selfie tirada por Helmut Dierkes, na década de 40)

(Aeroporto de Congonhas, em 1955)

(Pavilhão da CSN, no Parque do Ibirapuera, em 1957)

(Viaduto do Chá, em 1954)

(Escadaria do Teatro Municipal, na década de 50)