NOTÍCIAS
22/04/2014 17:56 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02

Dia da Terra: 11 lugares incríveis do planeta sob ameaça

Esta terça, 22 de abril, é Dia Mundial da Terra, um evento promovido pela ONU para divulgar informações sobre o crescente impacto da humanidade sobre a natureza. Enquanto pessoas e governos no mundo inteiro lembram a data, nós mostramos algumas belezas naturais da Terra que estão sob perigo de iminente destruição nas mãos do homem. Dê uma olhada nas imagens abaixo e aprenda mais sobre essas belezas naturais ameaçadas.

1. Parque Nacional de Virunga

O parque mais diverso da África é lar de gorilas raros das montanhas e uma série de vulcões ativos. A exploração de petróleo e o conflito brutal e ininterrupto na República Democrática do Congo ameaçam diretamente a sobrevivência do parque.

virunga

(Brent Stirton via Getty Images)

virunga

(Steve Terill/AFP/Getty Images)

2. Sistema de Reservas de Barreira do Recife de Belize

Esse trecho idílico do Caribe depende de um ecossistema que inclui espécies ameaçadas como peixes-boi e crocodilos. O desenvolvimento excessivo e a caça ilegal ameaçam o equilíbrio natural do recife.

belize barrier reef

(Pat Wellenbach/AP)

belize reef

(Pat Wellenbach/AP)

3. As Ilhas Marshall

O pequeno e lindo atol que compõe as Ilhas Marshall está muito próximo do nível do mar, o que o torna particularmente mais vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas. A foto abaixo foi feita durante uma recente inundação que deslocou milhares de pessoas.

kiribati

(Giff Johnson/AFP/Getty Images)

marshall islands

(Yuri Cortez//AFP/Getty Images)

4. Patrimônio das Florestas Tropicais Ombrófilas de Sumatra

Essa floresta tropical de 2,5 mil hectare na Indonésia é lar de uma biodiversidade rica, incluindo os orangotandos da Sumatra. Desmatamento e caça ilegal são alguns dos perigos que o parque enfrenta.

sumatra rainforest

(Romea Gacad/AFP/Getty Images)

sumatra rainforest

(Robert Nickelsberg/Getty Images)

5. Montanha Kilimanjaro

Imortalizada por Hemingway, a montanha mais alta da África pode desaparecer em algumas décadas. Estudos indicam que as neves icônicas da Montanha Kilimanjaro são vítimas das altas temperaturas das mudanças climáticas. A segunda foto mostra o topo da montanha derretendo.

kilimanjaro snow

(Mladen Antonov/AFP/Getty Images

kilimanjaro snow

(Sisse Brimberg e Cotton Coulson/Getty Images)

6. Vale Bamiyan

O Vale Bamiyan, no Afeganistão, é um magnífico Patrimônio Mundial da Unesco que infelizmente tem sido vítima da interminável guerra no país, deixando algumas áreas inacessíveis por causa de minas. É lá onde ficavam as estátuas gigantes de Buda implodidas pelo governo do Taliban em 2001, pouco antes dos ataques terroristas contra o World Trade Center, que levaram à invasão do país por tropas lideradas pelos EUA e à queda do regime fundamentalista afegão.

bamiyan valley

(Mladen Antonov/AFP/Getty Images

bamiyan valley

(Massoud Hossaini//AFP/Getty Images)

7. Parque Nacional Everglades

A degradação do Everglades são resultado do desenvolvimento e da redução de fluxos de água, o que resultou na diminuição da vida animal no parque e o colocou em estado de degradação.

everglades

(Joe Raedle/Getty Images>

everglades

(AP Photo/Julie Fletcher)

8. O Mar Morto

Com águas salgadas e elevação extremamente baixa, o Mar Morto é mais uma beleza natural que infelizmente está sendo reduzida a nada. A falta de fluxo de água está secando o mar, que está sendo reduzido em taxas assustadoras. Uma proposta de oleoduto para repor a água foi aceita, mas ainda há temores de que isso poderia destruir ainda mais o equilíbrio natural da região.

dead sea israel

(Thomas Coex/AFP/Getty Images)

dead sea israel

(Pavel Kassin/Kommersant Photo via Getty Images)

9. Floresta Tropical de Madagascar

A flora e a fauna únicas da floresta tropical de Madagascar fez da ilha um sonho natural por séculos, mas, à medida que o desmatamento aumenta, a ameaça de destruição do habitat aumenta ainda mais.

madagascar rainforest

(Nick Garbutt/Barcroft Media / Getty Images)

madagascar rainforest

(Nick Garbutt/Barcroft Media / Getty Images)

10. Reservas Naturais de Aïr-Ténéré

A Reservas Naturais de Aïr-Ténéré do Níger é a maior área protegida da África e lar de um sistema diverso. O conflito militar ameaça há muito tempo a paisagem maravilhosa do parque.

tenere reserve

(DEA / S. Amantini/De Agostini/Getty Images)

tenere reserve

(DEA / S. Amantini/De Agostini/Getty Images)

11. Mata Atlântica

O Brasil Post adicionou um lugar a mais na lista feita pelo The World Post, para contemplar também um bioma brasileiro: a Mata Atlântica. Segundo a ONG Conservação Internacional, a Mata Atlântica é a quinta floresta mais ameaçada do mundo. Menos de 10% da floresta, que abriga 20 mil espécies de plantas, permanece em pé - e mais de duas dúzias de espécies de vertebrados ameaçadas de extinção estão lutando para sobreviver, como o mico-leão-dourado. "Começando com o ciclo da cana-de-açúcar, seguido das plantações de café, a região vem sendo desmatada há centenas de anos. Agora, a Mata Atlântica está enfrentando pressão por conta da crescente urbanização e industrialização do Rio de Janeiro e São Paulo", diz a ONG.

atlantic forest

(Yasuyoshi Chiba/AFP/Getty Images)

atlantic forest brazil

(Jessie Cohen/AP)