NOTÍCIAS
11/04/2014 13:14 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:23 -02

João Gilberto: concerto madrilenho de 1985 está disponível no YouTube

Estadão Conteúdo

Imperdível! Uma gravação em ótimo estado do chamado El Concierto Del Día Siguiente, apresentação realizada por João Gilberto em 19 de julho de 1985 em Madri, foi colocada no YouTube há apenas 5 dias.

Com 1h21m37s de duração, o áudio traz versões ao vivo de Wave, O Pato, Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Desafinado e outros clássicos imortalizados pelo fundador da Bossa Nova, hoje com 82 anos e afastado dos palcos.

Aos 54 anos e em plena forma, João havia acabado de realizar uma apresentação lendária no Festival de Montreux, na Suíça. Ao chegar à Espanha para o evento organizado pela Prefeitura de Madri, chamado Verões da Vila, pediu uma mudança na programação.

Tom Jobim, outro fundador do movimento musical brasileiro que revolucionou a MPB e repercutiu em todo o mundo, estava escalado para cantar no primeiro dia e João, no segundo. Mas o violonista alegou problemas de saúde e pediu para trocar de dia com Tom. O público que havia comprado ingressos para ver um viu outro e houve reclamação. Provavelmente os protestos não devem ter ido além da primeira música!

A reportagem do Estadão Conteúdo entrou em contato com Claudia Faissol, jornalista e representante de João para assuntos jurídicos, que criticou a postagem no YouTube. "Eu tenho dó do João quando fico sabendo disso. Isso não passou por nós. Já pedi uma conversa no Ministério da Cultura para resolvermos questões assim, mas nunca fui atendida."

Para os fãs de todas as idades de João, é uma ótima notícia. E uma excelente oportunidade para os jovens que não o conhecem ouvi-lo no auge de sua carreira.

Com Estadão Conteúdo