NOTÍCIAS
10/04/2014 10:33 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:23 -02

Venezuelanos tiram a roupa em protesto à brutalidade da polícia contra a oposição

Twitter/Mardell_D

Depois que um estudante universitário foi despido e espancado por apoiadores mascarados do governo da Venezuela na semana passada, homens e mulheres indignados com a violência contra a oposição usaram as redes sociais para mostrar sua solidariedade. Nus.

Com a hashtag #MejorDesnudosQue, "Melhor Nus Que" em português, vários venezuelanos postaram fotos suas sem roupas para expressar repúdio à perseguição contra a oposição que acontece há muito tempo no país.

Entenda a crise na Venezuela em menos de 500 palavras

Em fevereiro, milhares de venezuelanos foram às ruas protestar contra a alta da inflação e a falta de segurança. As manifestações logo viraram palco de cenas de violência, com acusações de abusos das forças de segurança.

Na terça-feira, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a oposição concordaram em conversar para tentar resolver a crise, na qual ao menos 39 pessoas morreram, informou a Associated Press.

Segundo a BBC Mundo, o protesto começou com Ricardo Cie, um publicitário de Caracas, depois que ele viu um vídeo do estudante sendo espancado no campus da Universidade Central da Venezuela (UCV).

Depois que Cie e seus amigos postaram uma foto em grupo com as hashtags #MejorDesnudosQue e #DesnudosConLaUCV ("Nus com a UCV"), o protesto decolou na Venezuela, escreveu a BBC.

Os primeiros a gritar hoje que #MelhorNusQue calados diante do abuso.

Muitos venezuelanos postaram, então, suas próprias fotos, com slogans expressando sua frustrações com as divisões e os abusos em seu país.

Veja abaixo as melhores frases do protesto:

#MelhorNusQue humilhados e silenciosos diante da violência na nossa #Venezuela.

#MelhorNusQue sem esperança.

#MelhorNusQue mortos, que sem educação, que sem comida, que sem cultura, que sem sonhos.

#MelhorNusQue permitir que continuem restringindo meus direitos.

#MelhorNusQue brigando com meu melhor amigo porque ele é chavista.

#MelhorNusQue com ódio e sem futuro.