NOTÍCIAS
01/04/2014 19:41 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:16 -02

Imposto de Renda: tire as dúvidas sobre a declaração de imóveis, veículos, finanças pessoais e família

thebuffafamily/Flickr
Beautiful animals those lions

Os brasileiros tem até o próximo dia 30 de abril para entregar a declaração de imposto de renda de 2014.

Para entregar a declaração é preciso baixar os softwares disponibilizados pela Receita Federal. O preenchimento correto dos formulários é essencial para não ter problemas com a Receita após o envio da declaração. É preciso ter em mãos também o CPF eletrônico. O preenchimento de todo o formulário precisa ser feito atenciosamente e é dividido em vários passos.

As dúvidas na hora de preencher a declaração são muitas. Abaixo algumas das principais dicas compiladas para facilitar o preenchimento do formulário na hora de prestar contas com o Leão.

Imóveis

Devo declarar reformas feitas no imóvel?

Sim. Segundo apurado pelo Estadão, isso vale sobretudo para custo e data de eventuais benfeitorias. Mais informações aqui.

Como declarar o financiamento de um imóvel?

Segundo apurado por Exame, o imóvel deve ser declarado pelo seu valor. Mas, no caso de o imóvel ser adquirido por financiamento, o contribuinte poderá agregar as parcelas pagas ao longo dos anos ao custo de aquisição. Mais informações aqui.

Posso vender imóvel no Brasil e tirar o valor do país?

Segundo apurado pela Folha de S. Paulo, independente de onde é feita a declaração do imposto de renda (dentro ou fora do Brasil), haverá taxas se a venda do imóvel implicar em lucro. Mais informações aqui.

Como declaro a compra ou posse de imóveis?

Segundo apuração de Exame, compra, venda, doação e posse de imóveis devem ser informadas na declaração de imposto de renda, e isto inclui terrenos não construídos (terra nua). Quem teve a posse, durante algum período de 2013, de imóveis ou terra nua em valor superior a 300 mil reais, aliás, fica obrigado a entregar a declaração de imposto de renda 2014. Mais informações aqui.

Como posso declarar um imóvel comprado com recursos do FGTS?

Para os contribuintes que adquirem ou quitam imóvel com a utilização do FGTS, deverá ser informado no campo “Discriminação” do quadro "Declaração de Bens e Direitos" a situação ocorrida. Mais informações no site de Exame.

Veículos

Como declarar a posse ou venda de carros no imposto de renda?

Se você vendeu, comprou ou simplesmente possuía um carro em 2013, essas informações devem constar na sua Declaração de Imposto de Renda de 2014. Mais informações no site de Exame.

Preciso conferir o valor do vencimento do IPVA do meu estado para declarar o valor do carro?

Sim, é preciso conferir o valor do vencimento do IPVA do veículo. Mais informações no IG.

Como declarar um veículo comprado por leasing?

O leasing, espécie de aluguel em que é possível ficar com o veículo após quitado o valor total, tem duas maneiras de declaração. Mais informações no site de Exame.

Como declarar consórcio de carros no imposto de renda?

Segundo apurado por Exame, tanto quem obteve a carta de crédito e comprou o carro quanto quem ainda não foi contemplado deve declarar o pagamento das parcelas do consórcio. Mais informações aqui.

Como definir o custo de compra do veículo?

Todos os custos envolvidos na aquisição do veículo devem estar presentes na declaração. Mais informações no Uol.

Família

Quem pode ser meu dependente na declaração?

O dependente não pode declarar em separado, e não é permitido que conste como dependente em mais de uma declaração, salvo em casos especiais. Mais informações no site de Exame.

É sempre vantagem incluir dependentes na declaração?

Não necessariamente. O valor total da renda dos dependentes pode não ser compensado pelos abatimentos finais. Saiba mais no Estadão.

Filhos que recebem pensão não podem ser declarados como dependentes?

Não. Pagamento de pensão alimentícia aos filhos ou ex-cônjuge exclui o direito de declará-los como dependentes. As informações são da Folha de São Paulo.

O perfil da declaração muda de acordo com o estado civil?

Sim. É preciso tomar cuidado com este pequeno detalhe na hora de declarar. Saiba mais no Valor Econômico.

Como posso informar os rendimentos da aposentadoria?

Aposentados precisam declarar a renda recebida no ano anterior; confira as principais dúvidas sobre o assunto. Mais informações no IG.

Finanças

Indenizações são sempre isentas de imposto?

Não necessariamente. É preciso cuidado na hora de declarar. Mais informações no Estadão.

Devo declarar o valor de um presente recebido?

Valores altos devem ser declarados como doações. Mais informações no site de Exame.

Como posso declarar dívidas e empréstimos no imposto de renda?

Devem ser declarados todos os empréstimos feitos em 2013 com valor superior a 5 mil reais, incluindo as dívidas contraídas e quitadas integralmente em 2013. Mais informações em Exame.

Sou obrigado a declarar ações compradas?

Sim, você precisará apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. Mais informações em Exame.

O livro-caixa pode me ajudar na hora da declaração?

Sim, o livro-caixa pode ser um grande aliado para o pequeno empreendedor, ou mesmo o controle de finanças pessoais. Mais informações no Estadão.