NOTÍCIAS
29/03/2014 12:26 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:16 -02

WWF convoca: sábado, 20h30, é hora de apagar as luzes pelo planeta

WWF

É realmente um gesto simbólico, mas que tem um enorme significado. Durante uma hora o planeta se conecta no escuro em torno de uma causa comum e grandiosa: o futuro da humanidade na Terra. Quando foi criada na Austrália por um grupo de amigos, que deu a ideia para o WWF de lá em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de pessoas.

Desde então, só vem aumentando o número de envolvidos no dia em que pessoas do mundo inteiro apagam as luzes durante uma hora. No ano passado, sete mil cidades de 153 países se engajaram nessa ação global. Ao longo destes oito anos, 1 bilhão de pessoas já pararam por 60 minutos num momento de reflexão.

E agora chegou novamente a hora de participar. Use o seu poder para salvar o planeta é o slogan da Hora do Planeta 2014, que vai ser realizada neste sábado, 29 de março, entre às 20h30 e 21h30. “Nós queremos chamar a atenção das pessoas para se mobilizar e mostrar que elas se importam com o planeta”, afirma Ciça Wey de Brito, CEO do WWF-Brasil. “Apagar a luz por uma hora não se trata de economia de energia, mas uma demonstração muito simples que está ao alcance de todo mundo, revelando a preocupação com o planeta e nosso impacto sobre ele”.

Segundo Ciça, a Terra tem sofrido com o uso excessivo de seus recursos naturais por parte dos seres humanos, mas há formas de agirmos diferente. “Há problemas graves, como o aquecimento global, todavia existem soluções para estes problemas”, diz otimista. Entre as principais conquistas da Hora do Planeta em 2013, alcançada através de assinaturas durante os eventos, está a criação de uma Área de Proteção Marinha de 3,4 milhões de hectares na Argentina. Na Rússia, a mobilização de mais de 125 mil pessoas conseguiu obrigar o governo a mudar a legislação sobre a extração industrial de madeira.

Este ano a Hora do Planeta ganhou o primeiro embaixador global: o Homem-Aranha, simbolizando que todos nós podemos ser super-heróis por um instante e protagonistas da mudança. “Individualmente cada um de nós pode demonstrar sua indignação, mas também apresentar e praticar soluções”.

No Brasil, a campanha do WWF também recebeu o apoio de um personagem especial, o Homem do Farol. “Ele trabalha com uma coisa – o farol, que precisa estar acesa o tempo todo, exatamente para guiar as pessoas para seus caminhos, então não pode apagá-la na Hora do Planeta”, explica Ciça. “Mas quem não tem um trabalho como o do Homem do Farol, pode particpar!”.

Este ano a campanha conta com várias outras novidades, entre elas o lançamento de uma plataforma de engajamento e financiamento coletivo (crowdfunding) para projetos ambientais em todo mundo*. E no sábado, 29 de março, um grande evento será realizado na Praça Victor Civita, em São Paulo, para celebrar a Hora do Planeta e oficializar o início do desligamento das luzes no Brasil. Confira as principais atrações e a programação completa aqui.

Junte-se a esse movimento global, é fácil! Convide a família, amigos e compartilhe nas redes sociais: Hora do Planeta 2014, apague as luzes às 20h30 por um planeta melhor!

*WWF-Brasil