NOTÍCIAS
27/03/2014 11:20 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:16 -02

Campeonato Paulista: mesmo sem vencer há sete jogos, Penapolense avança às semifinais

MARCELLO ZAMBRANA / ESTADÃO CONTEÚDO

Um time do interior de São Paulo que está há sete jogos sem vencer e há cinco sem fazer um mísero gol está classificado para as semifinais do Paulistão. Mais: a equipe, nesta série negativa, conseguiu a façanha de eliminar da competição dois gigantes, Corinthians e São Paulo. A bizarra combinação de jejum de vitórias e classificação às fases mais agudas do torneio se deve ao esdrúxulo regulamento do campeonato.

Explica-se: os vinte times que disputam o Campeonato Paulista foram divididos em quatro grupos. Cada clube, então, fez 15 jogos, duelando apenas com equipes de outras chaves. Sendo assim, uma equipe poderia se classificar até mesmo com zero ponto, desde que todos os outros clubes fossem ainda pior que ele (tendo um saldo de gols inferior) na fase de classificação.

Depois de largar bem no campeonato, emplacando, da 5ª à 9ª rodada, cinco vitórias seguidas, incluindo uma goleada de 4 x 1 no Santos (a única derrota da equipe da Vila Belmiro na competição), o Penapolense não venceu mais. O clube, então, contou com a sorte e viu os rivais do Grupo A também tropeçarem seguidamente, se mantendo na segunda posição e, consequentemente, alcançando as quartas de finais.

Ainda na penúltima rodada da primeira fase, a equipe de Penápolis encarou o Corinthians no Pacaembu. O 0 x 0 no placar final acabou por eliminar o clube de Parque São Jorge. Nesta quarta-feira, na partida de quartas de final contra o São Paulo, no Morumbi, outro 0 x 0 se impôs no placar. Nos pênaltis, uma vitória por 5 x 4, classificou o Penapolense para enfrentar o Santos em uma das semifinais.

Contra a única equipe que o venceu no torneio, o Peixe quer, agora, devolver a goleada sobre a equipe do interior, ir às finais e mostrar que, para uma equipe que não vence seus jogos, ficar entre os quatro primeiros do Paulistão já está de bom tamanho.