NOTÍCIAS
20/03/2014 18:30 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

IBOPE: Se eleições fossem hoje, Dilma continuaria presidente vencendo Aécio no primeiro turno (PESQUISA)

SÃO PAULO, 20 Mar (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff tem 43 por cento da preferência do eleitorado para a disputa à Presidência da República, mostrou pesquisa do Ibope divulgada nesta

EVARISTO SA via Getty Images
Brazilian President Dilma Rousseff delivers a speech during the taking on ceremony of new ministers --to replace those who left to run in the October elections -- at Planalto Palace in Brasilia on March 17, 2014. AFP PHOTO / Evaristo Sa (Photo credit should read EVARISTO SA/AFP/Getty Images)

A presidente Dilma Rousseff tem 43 por cento da preferência do eleitorado para a disputa à Presidência da República, mostrou pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira, que também apontou o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), com 15 por cento e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 7 por cento.

Se o quadro for mantido até a eleição no início de outubro, Dilma seria reeleita já no primeiro turno. Na pesquisa anterior, realizada em novembro, Dilma aparecia com os mesmos 43 por cento, Aécio tinha 14 por cento e Campos somava os mesmos 7 por cento, de acordo com a pesquisa, divulgada no site do jornal O Estado de S. Paulo.

Ainda de acordo com o levantamento, 64 por cento dos entrevistados esperam que o próximo presidente "mude totalmente" ou "muita coisa" na próxima gestão, enquanto 32 por cento esperam que continuidade "total" ou de "muita coisa".

O instituto indagou àqueles que pedem mudanças se elas poderiam ser feitas por Dilma, e 27 por cento disseram apoiar a presidente, quanto 63 por cento disseram que o país tem de ser mudado por outro governante. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios entre os dias 13 e 17 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.