NOTÍCIAS
18/03/2014 21:48 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

Globo censura UOL, BOL e Terra na cobertura do BBB14, mas e quem vai censurar os brothers?!

Divulgação/TV Globo

Se na tela da TV parece que nada acontece há semanas, aqui na "vida real" uma liminar polêmica coloca fogo nas discussões sobre o Big Brother Brasil.

Na última sexta-feira (14), a TV Globo e a produtora Endemol, proprietárias do formato no país, conseguiram na Justiça o poder de vetar completamente a cobertura do reality em alguns portais brasileiros.

O que diz o público

Apesar de a decisão ter acontecido na semana passada, a bomba só caiu na tarde de terça (17) quando uma nota publicada pelo próprio UOL repercurtiu entre o público do programa, jornalistas e formadores de opinião. A palavra censura foi recorrente.

O que dizem os portais

Segundo as notificações feitas em diferentes varas de Justiça, os portais UOL, BOL e Terra estão impedidos de continuar a cobertura do Big Brother Brasil 2014 em suas principais seções, blogs e sites que falavam sobre o programa. O UOL confirmou que recebeu a notificação e ainda teria que retirar todo o acervo de 14 anos de cobertura de seus domínios.

A motivação da Globo (leia nota completa da emissora abaixo) seria uma "exploração não autorizada de conteúdo protegido pelos direitos autorais sob uma fantasia de cobertura jornalística".

O site Notícias da TV chamou atenção para o ineditismo da ação.

Embora a cobertura intensiva de Big Brother seja tão antiga quanto o reality, no ar desde 2002, é a primeira vez que a Globo vai à Justiça tentando impedir a cobertura em canais especiais de portais. A queda de audiência do programa na TV e o crescimento da audiência na internet talvez expliquem o gesto da emissora.

O portal Imprensa lembrou que a Globo já havia sinalizado em fevereiro que acionaria a Justiça para conter supostos abusos.

No fim de fevereiro, a emissora carioca confirmou que buscaria medidas legais para impedir páginas da web que "extrapolam a finalidade jornalística" para lucrar com a exposição do "BBB". O UOL afirma que todo o seu conteúdo sobre o programa respeita integralmente as leis de Direitos Autorais.

O que diz a Globo

Em nota, a Central Globo de Comunicação afirma que "a ação não tem o objetivo de impedir o site de produzir matérias jornalísticas sobre o programa. A cobertura jornalística do programa é livre e pode ser feita por qualquer veículo. Vários sites cobrem o BBB regularmente, sem violar direitos autorais. Só não é possível camuflar a exploração não autorizada de conteúdo protegido pelos direitos autorais sob uma fantasia de cobertura jornalística."

O que dizem os brothers

Fato é: para um programa inspirado no conceito do grande irmão é no mínimo curioso, pra não dizer irônico, que sua emissora utilize uma medida judicial como essa, visando claramente cercear a liberdade de crítica sobre seu programa. Abaixo listamos 7 episódios de por que precisamos sempre dar aquela espiadinha... ;)

Galeria de Fotos Declarações polêmicas do Big Brother Brasil Veja Fotos