COMPORTAMENTO
16/03/2014 11:00 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

7 hábitos pós-separação que devem ser evitados

Thinkstock

Por Tiffany McHugh para YourTango.com

Então, não deu certo -- vocês terminaram, e é uma pena. Realmente. Mas você sabe o que piora ainda mais as coisas? Fazer coisas que você sabe que não deveria fazer porque só prolongam o seu sofrimento.

Em nossa recente pesquisa "Separe-se do Seu Ex", descobrimos que 64% dos entrevistados(as) continuam obcecados por um relacionamento passado, mas 86% concordam que seria melhor romper totalmente com seu(sua) ex. Estamos aqui para ajudá-los a fazer exatamente isso.

Então, saia da página do Facebook do(a) seu(sua) ex (mais tarde chegaremos a como tirá-lo da lista de amigos), sintonize-se e siga em frente!

1. Procurar de cara uma nova transa

Dormir com alguém novo esta noite vai renovar totalmente sua sensação de autoestima e independência, certo? Errado. Fazer sexo esta noite absolutamente não fará nenhuma dessas coisas. O mais provável é que você acorde com uma ressaca pós-transa e lamente tudo sobre sua pequena vingança. Não me entendam mal; ligar-se a uma pessoa nova é uma parte totalmente integral do processo de pós-rompimento -- no seu devido tempo. Se sua mente estiver decidida, vá em frente e saia com alguém, mas mantenha-se vestido(a) até que possa tomar uma decisão mais racional. Eu aplico uma estratégia semelhante quando se trata de compras online. Se eu ainda desejar a coisa daqui a uma semana, pego o cartão. Até lá, piso nos freios.

2. Stalkear o(a) ex em todas as redes

Você sabia que ia ver isto -- então pare de reclamar! A vigilância tem de parar. Oh, você não quer ir em frente e apertar "unfollow..." porque então vai parecer que você "realmente se importa"? Por favor! Você é um robô? É claro que se importa. Fazer isso hoje é melhor do que fazer na semana que vem, quando você pode vigiar para ver se ele(a) colocou novas fotos ou atualizações de status ou nova foto no Instagram ou tweets. Isso mesmo, estamos falando de uma crise de abstinência de separação na mídia social.

3. Revisitar seus "points" habituais

Estou dizendo que você deveria reorganizar para sempre todos os seus caminhos para evitar encontrar um ex? Não, é claro que não -- isso seria ridículo. Mas você pode tomar aquele café expresso em qualquer outro lugar, então pare de ir ao café perto do escritório do seu(sua) ex na esperança de forjar um encontro ("Nossa, que bom te ver! Que coincidência!"). Se você tivesse um acidente de carro traumático, passaria pelo local do acidente o tempo todo? Tentar encontrar seu(sua) ex à força é desnecessário, perturbador e totalmente óbvio.

Segundo nossa recente pesquisa "Separe-se do Seu Ex", mais de 50% dos entrevistados disseram que são a nostalgia e o desejo que os mantêm presos, e cortar todos os laços com um ex parece "definitivo demais". Mas libertar-se agora, por mais que seja duro, é importante.

4. Propor uma última conversa de término

Tentar fazer a pessoa que o(a) dispensou sentir pena de você não vai funcionar, só vai fazê-lo(a) parecer um idiota agora e sentir-se idiota depois. Lembre-se, você é uma pessoa incrível, por isso, se seu(sua) ex terminou com você, ele(a) provavelmente pensou bem por que os dois não são mais compatíveis como casal. Mesmo que você consiga agendar uma reunião pós-separação para conseguir um "encerramento", ainda não vai conseguir o que você quer. O que você está vendo como um "avanço" em sua barreira de comunicação seu(sua) ex vê como um ato de piedade altruísta.

5. Falar constantemente sobre seu(sua) ex

Pelo bem de seus amigos, sua família e sua conta no, por favor, pare de fazer isso. Aquela história sobre você e seu(sua) ex irem para [coloque o destino aqui] e fazer [coloque a história irrelevante aqui] realmente segue a conversa que vocês estão tendo hoje, ou é apenas você procurando uma desculpa para mencioná-la? Se você estiver no clima para falar sobre sua separação, diga isso! Seus amigos vão reagir melhor se souberem que você está aborrecido(a), mas ficar citando nomes sem parar realmente envelhece rápido.

6. Enlouquecer por causa de seu possível futuro relacionamento

É natural experimentar uma sensação predominante de "o que deu errado?", mas remoer mensagens de texto e ligações feitas para outra pessoa durante seu relacionamento não vai trazê-lo(a) de volta. Acabou, e o próximo passeio do seu(sua) ex não é da sua conta. É claro que você tem todo o direito de odiar essa pessoa em um nível privado, mas não há necessidade de divulgar seu ressentimento para todos os seres humanos que você encontrar. Todos somos culpados disso em um momento ou outro, mas o resultado final é o mesmo. Você vai seguir em frente e seu(sua) ex vai seguir em frente -- e isso é bom!

7. Não se rebaixe

Não estamos sugerindo que você caia (ou fique) no fundo do poço, mas passar um pano e ignorar o fato de que você está magoado(a) também não vai ajudar. Permitir que você sinta tristeza hoje vai ajudá-lo a se recuperar em longo prazo. E isso faz parte do processo! É natural que você esteja aborrecido -- agarre o pote de sorvete e carregue sua conta de filmes na TV. Você se sentirá bem de novo em pouco tempo.