NOTÍCIAS
16/03/2014 17:34 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

12 fotos incríveis da comunidade gay de São Francisco em 1980 (FOTOS)

Thomas Alleman

Thomas Alleman mudou-se de Michigan para San Francisco em 1985, na esperança de se tornar um fotógrafo de jornal. Contudo, o interesse do norte-americano logo foi substituído pela noção de fotografia "objetiva", gravitando em direção a um estilo mais pessoal, fora dos padrões fotográficos. Na mesma época, Alleman conseguiu um emprego no tablóide The Sentinel, quando consciência generalizada da epidemia de Aids estava varrendo a nação.

De repente, San Francisco, e, especificamente, o bairro Castro, estavam no centro das atenções da mídia mundial, com jornalistas descaradamente correndo para tirar fotos dos doentes e moribundos, vítimas da doença. Alleman, no entanto, optou por uma abordagem diferente.

Ao invés de focar em tragédias individuais, Alleman usou sua câmera para retratar as forças coletivas que catalisaram a mudança e o ativismo da época. "Castro tinha sido um lugar incrivelmente vital na década de 70 e início dos anos 80. Talvez como o Harlem tinha sido durante a sua famosa 'Renascimento' nos anos 20. Um grupo de pessoas que, por incontáveis ​​anos tinham sido marginalizados, reuniram-se para viver em um bairro onde construíram sua própria cultura muito vibrante".