NOTÍCIAS
07/03/2014 11:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

Aquecimento Global: Estátua da Liberdade, Torre de Londres e a Sydney Opera House podem ser vítimas da elevação do nível do mar (PESQUISA)

Divulgação/Filme

Famosas atrações como a Estátua da Liberdade, a Torre de Londres e a Sydney Opera House podem um dia ficar perdidas pelo aumento do nível do mar causado por mudanças climáticas, afirmam cientistas, em estudo publicado na semana passada na Environmental Research Letters.

O trabalho alerta que quase um quinto dos 720 patrimônios arquitetônicos mundiais serão afetados pelo aquecimento, que resulta no derretimento de gelo dos polos e em oceanos cada vez mais quentes.

O estudo se estende por 2000 anos, o que parece muito distante para causar preocupação. Mas os autores dizem que se não forem tomadas medidas para controlar enchentes, os primeiros efeitos serão sentidos muito antes.

“É relativamente seguro afirmar que veremos os primeiros impactos em alguns locais neste século. Tipicamente, quando as pessoas falam de mudança do clima, estão mencionando consequências econômicas ou ambientais, quanto isto vai custar. Nós quisemos imaginar o aspecto cultural”, disse Ben Marzeion, da Universidade de Innsbruck, na Áustria, e principal autor do estudo.

Entre os locais atingidos figuram ainda a Ilha Robbe, na África do Sul, onde Nelson Mandela ficou preso por 18 anos, e o Memorial da Paz de Hiroshima, de acordo com a ABC.

O cálculo é baseado em elevação do nível do mar associada a temperatura 3ºC mais alta em relação a níveis pré-industriais até o final do século, um cenário perfeitamente possível.