NOTÍCIAS
06/03/2014 20:53 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

Pesquisa mostra que crianças conseguem fazer cálculos de álgebra antes de aprender a calcular

Thinkstock

Uma pesquisa recente de professores da Universidade John Hopkins, de Baltimore, nos Estados Unidos, aponta que crianças entre quatro e seis anos de idade conseguem realizar cálculos de álgebra antes de ter noções concretas de matemática. O estudo foi publicado no periódico Developmental Science pelas pesquisadoras Melissa Kibbe and Lisa Feigenson.

"Há crianças, algumas que estão ainda aprendendo a contar e outras que ainda nem entraram na escola, que conseguem fazer cálculos de álgebra com um pouco de esforço", explica Kibbe. "Elas conseguem realizar as operações usando o que chamamos de 'Sistema do Número Aproximado': o senso de quantidade e números que nasce com as crianças".

O Sistema do Número Aproximado (ANS, na sigla em inglês), é chamado também de "senso numérico", e descreve a habilidade de humanos e animais de rapidamente calcular a quantidade de objetos no ambiente em que estão inseridos no dia-a-dia. Humanos e alguns outros animais nascem com esta habilidade e é provável que seja uma adaptação evolucionária que ajudou os ancestrais da espécie humana a sobreviver no ambiente selvagem, dizem cientistas.

Outras pesquisas revelaram fatos interessantes sobre o senso numérico, incluindo que adolescentes com melhores habilidades em matemática tinham um senso numérico maior quando estavam na pre-escola e que o senso numérico atinge seus pontos mais altos aos 35 anos de idade.

No estudo realizado por Feigenson e Kibbe, as crianças sentaram sozinhas com um examinador que as apresentou para dois personagens, cada um com um copo cheio de uma quantidade desconhecida de objetos. Após diferentes combinações entre o conteúdo dos copos, as crianças eram capazes de adivinhar o quanto e quais objetos faltavam nos copos dos dois personagens.

Veja abaixo um vídeo sobre a pesquisa (em inglês)