NOTÍCIAS
06/03/2014 19:39 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

Bitcoin: Satoshi Nakamoto, criador da moeda virtual, é revelado em matéria da Newsweek

Satoshi Nakamoto

Em uma matéria publicada nesta quinta a revista Newsweek afirma ter encontrado o criador da moeda virtual Bitcoin. Satoshi Nakamoto tem 64 anos de idade, é de origem japonesa e mora na Califórnia, na cidade de San Bernardino, próxima à Los Angeles. Segundo informações da revista, a investigação da repórter Leah Goodman demorou mais de dois meses.

A dificuldade em encontrar Nakamoto estaria no fato de que há vários perfis de mesmo nome espalhados pela internet. Segundo a publicação americana, o homem admitiu seu envolvimento com a criação do Bitcoin em uma das conversas com a repórter.

No perfil do criador da moeda virtual publicado pela Newsweek, detalhes da vida pessoal de Nakamoto são revelados e mostram como isso pode ter influenciado na criação da Bitcoin. Abaixo, nove fatos sobre o criador da maior moeda virtual do mundo:

01. O irmão de Nakamoto o acha um idiota

"Meu irmão é um idiota", disse Arthur Nakamoto, um dos vários entrevistados de Goodman na matéria. "O que você não sabe sobre ele é que trabalhou com assuntos sigilosos. A vida dele foi completamente escondida durante um tempo. Você não vai conseguir chegar nele, ele nunca vai adimitir a criação do Bitcoin".

02. Ele teve problemas financeiros durante os anos 1990, o que pode ter levado à criação da Bitcoin

Aparantemente, Nakamoto foi dispensado de dois empregos, teve problemas com o fisco e sua casa foi hipotecada

03. Ele desconfia do governo e é uma pessoa de posicionamento político libertário

Fontes revelaram para a Newsweek que o passado financeiro problemático de Nakamoto estava ligado à sua desconfiança do governo e de bancos. Bitcoin foi projetado para substituir moedas fiscalizadas pelo governo, que são regulamentadas por bancos centrais -- libertários acreditam que o governo criaram regulações demais. Por outro lado, o Bitcoin é "minerado" por computadores e foi construído em escassez. O número total de Bitcoins é reduzido à metade a cada quatro anos e os conjuntos de códigos do Bitcoin são programados para que sua produção seja estagnada em 2140.

A filha mais velha de Nakamoto falou à Newsweek que ele a encorajou a ser auto-suficiente e a ter seu próprio negócio, livrando-a de empregadores e empréstimos bancários que se provariam não-confiáveis mais tarde. Ele também tinha uma brincadeira esquisita com sua filha quando ela era criança, dizendo para que ela se escondesse no armário porque "os agentes do governo estão vindo atrás de você".

04. Ele possivelmente não trabalhou em um emprego de verdade durante 13 anos

A filha de Nakamoto falou à Newsweek que seu pai trabalhou por um tempo para a Administração da Aviação Federal, em Nova Jérsei, após os ataques do 11 de setembro, mas ele "deixou o emprego em 2001 e eu não acho que ele tenha tido um outro emprego fixo desde aquela época"

05. Ele coleciona miniaturas de trens

A repórter da Newsweek aparentemente atraiu Nakamoto através de um e-mail com perguntas sobre trens colecionáveis.

06. Ele é dono de um Toyota Corolla, apesar de ser um milionário

Quando Goodman o seguiu até sua garagem viu um antigo Toyota Corolla estacionado na garagem de sua casa

07. Ele é descendente de um Samurai e de um monge Budista

Talvez isto explique sua intensidade e disciplina, como descrito por outros programadores que o ajudaram a criar a Bitcoin

08. Ele é um mestre da linguagem

Apesar de sua língua materna ser japonês, Nakamoto fala perfeitamente o inglês e às vezes muda do sotaque britânico para o americano

09. Ele talvez tenha perdido a senha de sua própria fortuna

Por que Nakamoto não usufruiu de sua fortuna de $400 milhões em Bitcoin? "É possível que Nakamoto tenha perdido a senha de sua conta de Bitcoins e não consegue lucrar com sua própria riqueza

A descoberta do criador do Bitcoin foi a pauta do dia na imprensa americana e muitos repórteres seguiram seus passos ao longo do dia, como mostra o Buzzfeed. Abaixo um vídeo do repórter do Buzzfeed enquanto Nakamoto deixava sua casa nesta quinta-feira.