NOTÍCIAS
05/03/2014 17:55 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

Unidos da Tijuca é a grande campeã do Carnaval 2014 do Rio de Janeiro

CARLOS MORAES/AGÊNCIA ESTADO

É tetra!

Depois de 1936, 2010 e 2012, a Unidos da Tijuca é a grande campeã do Carnaval 2014 do Rio de Janeiro. A vitória apertada foi anunciada na tarde desta quarta-feira (05), durante a apuração dos desfiles, que aconteceu na Avenida Marquês de Sapucaí. A escola lembrou na avenida dos 20 anos da morte de Ayrton Senna, com o enredo “Acelera, Tijuca!”. O Salgueiro, segundo colocado, ficou apenas um décimo atrás.

As escolas do Grupo Especial foram avaliadas nos seguintes quesitos: enredo, fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo, harmonia, evolução, conjunto, comissão de frente e bateria. A nota mais baixa dada em cada um deles foi descartada.

Além da escola campeã, as outras cinco melhores colocadas - Salgueiro, Portela, União da Ilha, Imperatriz Leopoldinense e Grande Rio - voltam ao Sambódromo, no sábado (8), para o desfile das campeãs. Já a Império da Tijuca, última colocada, foi rebaixada para a Série A.

Ao contrário de São Paulo, a abertura de notas do Carnaval do Rio foi acompanhada de perto pelo público, que ocupou as arquibancadas populares na Praça da Apoteose. Estavam por lá os presidentes das 12 escolas de elite.

O prêmio foi disputado pelas agremiações Império da Tijuca, Grande Rio, São Clemente, Mangueira, Salgueiro, Beija-Flor, Mocidade Independente, União da Ilha, Vila Isabel, Imperatriz, Portela e Unidos da Tijuca. Os desfiles aconteceram nas noites de domingo (02) e segunda-feira (03).

LEIA TAMBÉM: Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval 2014 de São Paulo.