NOTÍCIAS
25/02/2014 07:14 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

France Football: tradução no Facebook espalha informações erradas sobre revista francesa

Reprodução

Um post com uma tradução equivocada da revista francesa France Football vem sendo compartilhado no Facebook. A edição nº3537 da revista, lançada no dia 28 de janeiro, traz na capa a reportagem "Brasil: Medo No Mundial". Na postagem, que já tem mais de 70 mil compartilhamentos, a tradução exagera no tom crítico do texto da France Football.

Muitas das informações citadas no blog que acompanha a postagem do Facebook sequer existem no texto original da publicação francesa -- como por exemplo, que o governo brasileiro não conversaria mais com o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, ou que o trem-bala, o TGV, ligaria quatro cidades-sede da Copa (Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília), entre outras informações que não constam no texto da France Football.

No texto original da publicação, uma matéria de dez páginas se propõe a analisar em tom crítico a organização da Copa do Mundo no Brasil. Na primeira página da reportagem, a frase "O mundial brasileiro suscita inquietude a menos de 140 dias do jogo de abertura, em 12 de junho em São Paulo" abre a matéria com uma foto do acidente do Itaquerão. O texto fala ainda das cobranças de Valcke pelo término dos estádios, da preocupação da Fifa com a questão da segurança em possíveis manifestações e cita ainda a fala de Rivaldo, criticando a Fifa, em entrevista à rádio Jovem Pan.