NOTÍCIAS
23/02/2014 21:13 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

Presidente interino da Ucrânia diz que prioridade é integração europeia

ASSOCIATED PRESS
** FILE ** In this file photo Oleksandr Turchinov, the ex-head of Ukrainian State Security agency and a politician, talks at a press conference in Kiev on Wednesday, Dec. 28, 2005. Ukraine and Russia agreed to end the row over natural gas shipments and choose Swiss-based company RosUkrEnergo as an intermediary. The deal drew a storm of criticism in Kiev where it was labeled as murky by former allies of President Viktor Yushchenko including Turchinov. (AP Photo/Sergei Chuzavkov)

O presidente em exercício da Ucrânia, Oleksander Turchinov, disse neste domingo (23) que o país está pronto para conversar com a liderança da Rússia para tentar melhorar as relações, mas deixou claro que a volta de Kiev à integração europeia é a prioridade.

Em discurso à nação, Turchinov disse que a nova liderança ucraniana, após a deposição de Viktor Yanukovich, está pronta para um diálogo com a Rússia para colocar as relações em "um patamar novo, igual e de boa vizinhança, que reconheça e leve em consideração a escolha europeia da Ucrânia".

"Outra prioridade", disse ele, "é retornar ao caminho da integração europeia".

Ele também afirmou que um dos desafios do próximo governo é estabilizar a economia, que ele disse correr risco de descumprir suas obrigações.