COMPORTAMENTO
17/02/2014 11:25 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Photoshop na vida real: como você reagiria ao ser transformada em uma modelo de capa de revista? (VÍDEO)

“Eu sempre quis ser assim, mas agora que eu vi o resultado, eu me questiono sobre o motivo que me fazia querer ser dessa forma.”

Essa foi a resposta de uma mulher real ao ver a sua imagem editada segundo os mesmos critérios usados para uma modelo aparecer em uma capa de revista.

photoshopping real women

A declaração faz parte de uma produção do Buzzfeed, que convidou quatro mulheres reais para participar de um ensaio fotográfico profissional. Na sequência, as fotos foram submetidas ao Photoshop para que elas se transformassem em uma imagem “digna” de capa de revista.

photoshopping real women

O resultado foi surpreendente. Apesar de as imagens seguirem os padrões de beleza tão cultuados pelas revistas, as modelos comuns não ficaram satisfeitas com o que viram. “Isso parece tão diferente de mim”, disse uma das participantes.

A insatisfação foi geral. Nenhuma delas se sentiu representada pela imagem final, cuja edição removeu toda e qualquer imperfeição que é importante para a identidade de cada uma delas. “Eu gosto das minhas sardas, eu acho que elas agregam personalidade. E o fato de elas não estarem mais aí, me deixou irreconhecível”, disse outra participante.

photoshopping women

Apesar dessa reação, a indústria da moda justifica a edição de fotos como parte da fantasia que ela quer vender. Mas fato é que as imagens sem retoques também podem ser lindas. Segundo o editor Ashley Crouch, da revista Verily, que jamais usa Photoshop em suas edições, “essas características únicas das mulheres, como rugas, sardas, ou um corpo sem ser sarado, são aspectos que contribuem para a beleza delas e deveriam ser celebrados – não tratados com vergonha, ou ainda serem alteradas ou removidas”.

Nós não poderíamos concordar mais.

(Via Buzzfeed)