NOTÍCIAS
17/02/2014 17:06 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Governo de São Paulo aumenta tarifas de ônibus intermunicipais

Divulgação

Desde este domingo (16), os ônibus intermunicipais rodoviários tiveram suas tarifas aumentadas - e não houve anúncio oficial pelas companhias que operam as linhas, o que impediu que muita gente se antecipasse e adquirisse bilhetes antes da alta. Nessas linhas, é possível comprar passagens com um ano de antecedência.

Em 2013, o reajuste de tarifas de ônibus municipais deu início à onda de manifestações em todo o pais no mês de junho.

Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o aumento foi nas linhas rodoviárias e suburbanas. Na primeira, ele foi de 6,54% e, nas suburbanas, o aumento foi de 7,24%. A divulgação do reajuste foi feita apenas no Diário Oficial, na sexta-feira (7) e no site da agência na última quinta-feira (13).

De acordo com a Artesp, o último reajuste das passagens foi feito em novembro de 2012. Agora, o aumento veio na esteira de outros insumos, como óleo diesel (sofreu aumento de 15%) e os salários dos motoristas e cobradores, que passaram por reajustes de 8%.

Os novos valores valem para as linhas intermunicipais estaduais, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas. As linhas são de responsabilidade do governo do Estado.

Veja usuários que foram pegos de surpresa pelo aumento: