NOTÍCIAS
16/02/2014 16:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Rihanna posta foto e faz protesto contra lei antigay russa

Rihanna at the  Nickelodeon's 2008 Kids' Choice Awards
UCLA's Pauley Pavilion, Westwood, CA, USA
March 29, 2008
© Sara De Boer / Retna Ltd.
Bob Xu/Flickr
Rihanna at the Nickelodeon's 2008 Kids' Choice Awards UCLA's Pauley Pavilion, Westwood, CA, USA March 29, 2008 © Sara De Boer / Retna Ltd.

A primeira semana da Olimpíada de Inverno em Sochi terminou com um saldo positivo para as autoridades russas. Nenhum grande incidente relacionado à segurança ou à infraestrutura dos Jogos foi registrado. Mas o principal feito para os organizadores locais foi ter garantido que nenhum grande protesto tirasse a atenção da disputa por medalhas. A garantia, porém, acabou nesse domingo, com uma postagem na internet que pode desencadear uma onda de manifestações contrárias a certas leis do país anfitrião.

A cantora caribenha Rihanna postou em sua página no Instagram, que possui mais de 11 milhões de fãs, e a republicou em sua conta do Twitter, que tem 34 milhões de seguidores, uma foto em que ela está vestindo um gorro escuro, com a inscrição P6 bordada. Essa é a sigla para o movimento Princípio 6, organizado por atletas que defendem os direitos dos esportistas homossexuais, que faz alusão ao sexto dos sete "princípios fundamentais" presentes na Carta Olímpica.

Diz o documento do Comitê Olímpico Internacional "Qualquer forma de discriminação relacionada a um país ou a uma pessoa por questões raciais, religiosas, políticas, de gênero ou outros é incompatível com o Movimento Olímpico." O presidente do COI, o alemão Thomas Bach, já havia evocado os princípios olímpicos em seu discurso durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Sochi, uma forma também de tirar dos atletas a responsabilidade de se posicionarem contra as leis antigay russas.

E eles estavam, de fato, em silêncio... Até o tweet de Rihanna. A atleta australiana e assumidamente gay Belle Brockhoff, do snowboard cross, repercutiu virtualmente a manifestação da cantora. 'Obrigado @rihanna por se pronunciar a favor do #P6 e da igualdade na Olimpíada', disse Brockhoff no Twitter. Será que esse era o empurrãozinho que faltava para os atletas falarem abertamente sobre a questão?