COMPORTAMENTO
14/02/2014 20:21 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:03 -02

Loteria: dinheiro torna as pessoas mais de direita

Divulgação

Uma dúvida típica de quem joga na loteria é: como eu gastaria o dinheiro que eu ganhar? O Brasil Post já deu umas dicas nesse sentido, mas a real questão é: que tipo de pessoa você seria se virasse milionário? Seria mais humanista? Mais egoísta?

As chances são de que você ser tornaria mais de direita e menos igualitário. Ou pelo menos esses são os resultados de uma pesquisa feita por Nattaudh Powdthavee, da London School of Economics, e Andrew J. Oswald, da Universidade de Warwick.

O estudo foi feito desde o início dos anos 1990 no Reino Unido e é baseado em entrevistas com quase 28 mil indivíduos. Desses, cerca de 4.200 ganharam na loteria, 5,35% dos vencedores ganharam acima de 500 libras. Dentre os que ganharam essa quantia ou mais, quase 18% mudaram o voto: passaram a votar mais à direita. E isso inclui muitas pessoas que, antes da riqueza, votaram em políticos de esquerda.

A pesquisa se baseou no partido trabalhista, como de esquerda e no do conservador britânico como de direita, mas a relação se repete em outros países.

Depois que ganharam na loteria, as pessoas passaram a ter tendências mais de direita. Aliás, segundo o estudo, quanto maior o ganho financeiro, mais de direita as pessoas ficavam. Isso acontecia com mais frequência em vencedores homens.

A conclusão? “Dinheiro aparentemente faz as pessoas ficarem mais de direita”.

(h/t: Huffington Post)