NOTÍCIAS
14/02/2014 17:28 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:03 -02

É grande a chance de acharmos ETs até 2040, diz cientista

Getty Images

São Paulo - Uma das grandes perguntas da humanidade pode estar perto de ser respondida. Pelo menos, é o que garantem cientistas americanos que estudam o espaço. Segundo eles, até 2040 será possível saber se existe ou não vida fora da Terra.

Para responder a questão, os pesquisadores do Seti (sigla em inglês para Instituto de Procura de Vida Extraterrestre) estão usando receptores que sondam sistemas estelares em busca de astros que produzam sinais eletromagnéticos.

Sinais desse tipo comprovariam a existência de seres com acesso à tecnologia em outros pontos do universo.

Nos próximos 25 anos, os cientistas esperam sondar cerca de 1 milhão de sistemas estelares com esse método. "Um milhão pode ser o número certo para encontrar algo", afirmou Seth Shostak, do Seti, em declaração reproduzida pelo site Space.com.

Uma em cinco

Segundo Shostak, observações do telescópio Kepler, da NASA, revelaram que uma em cada cinco estrelas conta com pelo menos um planeta em sua órbita com chances de abrigar vida.

Para ele, essa é uma proporção "fantasticamente grande". "Isso significa que na nossa galáxia, há cerca de dezenas de bilhões de planetas parecidos com a Terra", afirma Shostak.

Entre as últimas notícias envolvendo vida em outros planetas está a localização de água em Marte - anunciada pela Nasa na última terça.

A presença da substância fortalece a suspeita de que organismos vivos podem existir naquele planeta.