COMPORTAMENTO
08/02/2014 17:05 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Orgasmo no parto: isso existe. Saiba como ter um

Sim, orgasmo no parto existe. Conversamos com uma mulher que passou por isso e nos contou a experiência.

Kalu Brum, criadora do portal Vila Mamífera, que agrega conteúdos sobre parto natural e já auxiliou 85 nascimentos, diz que o orgasmo durante o parto é um privilégio de poucas, mas é possível. “No lugar da dor, do desconforto, algumas mulheres sentem prazer”, afirma Kalu.

É um orgasmo parecido com o da relação sexual? “É a mesma coisa, mas misturado com a dor. É uma sensação de muito prazer, como na relação, dura alguns segundos, só aquele momento em que o bebê sai”.

Apesar de ser um assunto relativamente desconhecido, não é novidade para quem já ouviu falar do obstetra francês Michel Odent, símbolo do parto natural. Segundo ele, o parto faz parte da sexualidade da mulher e, por isso, gozar ao dar à luz faz todo sentido. Existe até um documentário (em inglês) sobre o assunto:

O orgasmo pertence ao “mundo mágico” que Kalu chama de partolândia. “A mulher fica com a consciência alterada, vai para a partolândia, como a gente chama, fala coisas sem pé nem cabeça. Algumas ficam infantilizadas, falam igual nenenzinho, outras ficam em transe mesmo, outras ficam agressivas”, explica.

A ligação fisiológica entre orgasmo no parto e na relação sexual é um hormônio produzido principalmente no cérebro – a ocitocina. Também chamado de “hormônio do amor”, a ocitocina é a substância que regula o estresse feminino e o ciclo menstrual e tem como tarefa promover a afeição entre as pessoas.

A ocitocina faz com que o útero contraia para que o bebê nasça, mas o orgasmo também é resultado de uma série de contrações musculares uterinas que duram vários segundos e liberam o hormônio.

O obstetra Coríntio Mariani Neto, secretário-geral Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP), reconhece que não sabia dessa possibilidade, mas também não duvida que seja possível. “Teoricamente é possível porque no orgasmo existe uma liberação de ocitocina. Em medicina, nada é impossível, mas é uma coisa no mínimo curiosa”, disse ao Brasil Post por telefone.

#fikdik - Kalu Brum nos cedeu um passo-a-passo de como ter um orgasmo durante o parto: