NOTÍCIAS
28/01/2014 15:51 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

10 atos de feminismo em Hollywood (GIFs)

BEVERLY HILLS, CA - JANUARY 12:  In this handout photo provided by NBCUniversal, Presenter Emma Thompson speaks onstage during the 71st Annual Golden Globe Award at The Beverly Hilton Hotel on January 12, 2014 in Beverly Hills, California.  (Photo by Paul Drinkwater/NBCUniversal via Getty Images)
Handout via Getty Images
BEVERLY HILLS, CA - JANUARY 12: In this handout photo provided by NBCUniversal, Presenter Emma Thompson speaks onstage during the 71st Annual Golden Globe Award at The Beverly Hilton Hotel on January 12, 2014 in Beverly Hills, California. (Photo by Paul Drinkwater/NBCUniversal via Getty Images)

Pode parecer uma vida de glamour, mas algumas atrizes começam a se rebelar contra o machismo de Hollywood: a necessidade de ter um certo tipo físico, os julgamentos, as críticas, o trauma de envelhecer e até a ditadura do salto alto. Para sermos honestos, há atos de rebeldia há alguns anos, mas as últimas premiações estão oferecendo cada vez mais exemplos.

Confira algumas das maiores estrelas de Hollywood que recentemente se posicionaram em questões feministas.

  • Cate Blanchett
    Cate Blanchett
    ["Vocês fazem isso com os homens?"] Cate Blanchett, que brilhou em Blue Jasmine, de Woody Allen, questiona a "câmera glamurosa" do canal de entretenimento e celebridades E!: "vocês fazem isso com os homens?". Não, não fazem.
  • Elizabeth Moss
    Elizabeth Moss
    O ano não está bom para os apresentadores de E!, que têm de lidar com pequenos, mas importantes, atos de rebeldia feminina nas premiações. Elizabeth Moss, famosa por seu papel no seriado Mad Men, tirou um grande sarro da "mani cam", câmera de manicure do canal. E tem como culpa-la? As atrizes são convidadas a desfilar os dedinhos em uma mini câmera para mostrar os anéis e a manicure. Moss não se conteve e mostrou muito mais do que isso.
  • Jennifer Lawrence
    Jennifer Lawrence
    ["E se você segurar seu arco e flecha assim e colocar seus ombros para trás, seus peitos ficam mais bonitos"] A jovem atriz já foi indicada ao Oscar três vezes, e ganhou ano passado por sua atuação em "O Lado Bom da Vida". Ela também é estrela de uma das sagas de maior sucesso de Hollywood, "Jogos Vorazes". Jennifer é rainha dos GIFs, não só por suas expressões faciais engraçadas, mas por sua crítica à cultura da magreza. Ela repete que não é a favor de dietas, que gosta do corpo que tem, apesar de ser considerada "acima do peso" para padrões hollywoodianos e que "gorda" deveria parar de ser um xingamento. E faz tudo isso enquanto ainda tira um sarro da galera.
  • Tina Fey
    Tina Fey
    ["Em nome da igualdade de gêneros esse ano, por favor deem boas vindas para o Mister Globo de Ouro"] Tina Fey tem tantas frases boas a favor do feminismo e usando humor para criticar a cultura machista do cinema e da TV que fica difícil selecionar. No Globo de Ouro desse ano ela deu uma bela cutucada nessa mania que a sociedade machista tem de eleger "misses" e musas.
  • Emma Thompson
    Emma Thompson
    ["Eu só quero que vocês saibam que esse vermelho é o meu sangue"] Emma Thompson subiu ao palco do Globo de Ouro deste ano com seus sapatos Louboutin em uma mão e um drink na outra. Descalça, ela discorreu sobre seu ódio aos saltos altos que tanto machucam e limitam as mulheres. Por que a gente usa essas coisas, mesmo?
  • Beyoncé
    Beyoncé
    ["Quem manda no mundo? Garotas"] Bem sucedida, forte, diva e parte de uma das parcerias mais famosas de Hollywood (com o maridão Jay-Z), a nova mamãe é um exemplo de empoderamento feminino. Suas músicas falam sobre a importância da satisfação sexual, de como você deve ser mais do que a esposa de alguém e afirmam que a obsessão com beleza é infrutífera. Como se não bastasse, ainda causou uma polêmica enorme quando escreveu um artigo intitulado "Igualdade de Gênero é um Mito".
  • Lena Dunham
    Lena Dunham
    Lena é a voz de uma geração (para alguns). Criadora e roteirista da série "Girls", ela está no centro de debates sobre a indústria da beleza. Recentemente, teve de responder um repórter que considerava suas cenas de nudez excessivas, mas não achava o mesmo de seriados que colocavam atrizes tradicionalmente "gostosas" nuas. No seriado, sua personagem chegou a ter uma relacionamento com um homem mais velho e extremamente atraente, interpretado por Patrick Wilson. A história foi criticada por ser "inverossímil", como se homens bonitos não se sentissem atraídos por mulheres "gordas" como ela.
  • Amy Poehler
    Amy Poehler
    ["Me parece que algumas pessoas têm objeções contra fortes representações de mulheres incríveis"] Outra que usa o humor como arma para combater o machismo, Amy Poehler tem até um site para ajudar meninas a superarem as limitações de bullying e do machismo que as cerca, o Garotas Espertas na Festa. Sua personagem no seriado Parks and Recreation também é um exemplo de feminismo e força feminina.
  • Kate Winslet
    Kate Winslet
    ["Você deveria ser a atriz principal da sua própria vida, pelo amor de Deus!"] O GIF é de uma personagem de Kate em "O Amor Não Tira Férias", mas serve para representar pensamentos da própria atriz, que defende independência feminina e já questionou por diversas vezes a pressão hollywoodiana para que mulheres tenham um tipo específico de corpo e se submetam a cirurgias para tentar adiar o envelhecimento.
  • Tina e Amy
    Tina e Amy
    ["Vadias fazem as coisas acontecerem"] A dupla que apresentou o Globo de Ouro deste ano já fez parcerias antes - sempre com piadas e brincadeiras para questionar o machismo de cada dia. No caso, a crítica foi contra pessoas que, para diminuir uma mulher, normalmente uma mulher que tem poder, a chamam de "vadia". Quer saber? Vadias conquistam as coisas.