NOTÍCIAS
27/01/2014 18:59 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

A 100 dias da convocação oficial, zaga é o setor mais disputado da Seleção

COSTA DO SAUIPE, BRAZIL - DECEMBER 06:  Brazil coach Luiz Felipe Scolari speaks to members of the media after the Final Draw for the 2014 FIFA World Cup Brazil at Costa do Sauipe Resort on December 6, 2013 in Costa do Sauipe, Bahia, Brazil.  (Photo by Buda Mendes/Getty Images)
Buda Mendes via Getty Images
COSTA DO SAUIPE, BRAZIL - DECEMBER 06: Brazil coach Luiz Felipe Scolari speaks to members of the media after the Final Draw for the 2014 FIFA World Cup Brazil at Costa do Sauipe Resort on December 6, 2013 in Costa do Sauipe, Bahia, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, irá anunciar daqui a exatos 100 dias a lista com os 23 jogadores que disputarão a Copa do Mundo.

Há um ano à frente da equipe, Felipão já fez nove convocações.Com exceção das listas para as partidas contra Bolívia e Chile, quando apenas jogadores do futebol brasileiro foram chamados, o treinador convocou 45 atletas.

O setor com mais gente brigando por uma vaga é a zaga. No total, nove jogadores foram lembrados por Felipão. David Luiz e Dante estavam presentes em todas as listas. Thiago Silva, por sua vez, ficou fora de duas, devido a lesões. Os três são nomes certos na convocação.

A disputa pela última vaga deve ficar entre quatro jogadores: Dedé, Henrique, Marquinhos e Réver. Leandro Castán e Miranda, convocados apenas uma vez, só estiveram no grupo que enfrentou a Inglaterra em fevereiro do ano passado. Aparecem como azarões, apesar da ótima campanha do ex-são-paulino com o Atlético de Madrid.

GOLEIROS

Felipão incluiu cinco goleiros nas lista da seleção. Julio Cesar e Jefferson lideram, com seis e quatro convocações, respectivamente. Cavalieri (três) e Victor (dois) lutam pelo terceiro posto. Diego Alves, do Valencia, foi lembrado apenas uma vez e é carta fora do baralho.

LATERAIS

As posições mais definidas são as laterais. Daniel Alves esteve em todas as listas. Já Marcelo perdeu somente uma. Com Adriano e Filipe Luis distantes das convocações, Maicon e Maxwell despontam como favoritos para irem à Copa. Os jogadores estavam presentes nas últimas lista de Felipão.

VOLANTES

Paulinho, Hernanes, Ramires e Luiz Gustavo estão entre os volantes mais convocados. Lucas Leiva, porém, fez parte do grupo que enfrentou Coreia do Sul, Zâmbia, Honduras e Chile. Na lista final, Felipão poderá optar em levar mais um jogador de contenção, convocando, assim, cinco e não quatro volantes.

MEIAS

Para a posição, o técnico brasileiro convocou cinco atletas: Oscar, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Willian e Jadson. Após a Copa das Confederações, apenas os atletas do Chelsea foram lembrados por Felipão. Oscar é nome certo na Copa, ficando a última vaga absolutamente em aberto.

ATAQUE

Para o ataque, considerando que são duas as vagas para jogadores que atuam pelos lados do campo no time titular, Neymar, Hulk e Bernard estão entre os mais assíduos nesta posições.Na última convocação, Robinho voltou ao time no lugar de Lucas. Jogou bem e pode ter ganhado a disputa.

Cinco centroavantes também vestiram a camisa da seleção desde o retorno do técnico. Fred e Jô têm cinco convocações. Leandro Damião, Luis Fabiano e Diego Costa foram chamados uma vez cada. Como este último virou espanhol, a não ser que o agora santista e o são-paulino tenham um primeiro semestre mágico, tudo indica que as vagas serão de Fred e Jô.

CONVOCAÇÃO

A convocação final ocorrerá no dia 7 de maio. Antes a seleção enfrentará a África do sul em Johannesburgo no dia 5 de março. A preparação para a Copa terá início no dia 26 de maio quando o grupo começa os três primeiros dias de exames médicos e avaliações físicas. A Seleção ficará na Granja Comary, em Teresópolis.