NOTÍCIAS
24/01/2014 17:42 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:50 -02

Dez nomes pouco conhecidos que podem surpreender na Copa 2014

HAMBURG, GERMANY - DECEMBER 21:  Shinji Okazaki of Mainz 05 reacts during the Bundesliga match between Hamburger SV and 1. FSV Mainz 05 at Imtech Arena on December 21, 2013 in Hamburg, Germany.  (Photo by Dennis Grombkowski/Bongarts/Getty Images)
Dennis Grombkowski via Getty Images
HAMBURG, GERMANY - DECEMBER 21: Shinji Okazaki of Mainz 05 reacts during the Bundesliga match between Hamburger SV and 1. FSV Mainz 05 at Imtech Arena on December 21, 2013 in Hamburg, Germany. (Photo by Dennis Grombkowski/Bongarts/Getty Images)

A Copa do Mundo vai trazer muitas estrelas internacionais do futebol para o Brasil. Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta são alguns exemplos de craques que pisarão os gramados de várias das arenas construídas para receber os jogos do evento.

Mas nem só de estrelas vive o futebol e muitas das seleções guardam surpresas em suas escalações – atletas que não costumam ganhar os holofotes, mas que tem potencial para mostrar futebol tão grande quanto os grandes nomes das seleções mais tradicionais.

Abaixo, alguns nomes de jogadores que devem ganhar a atenção dos apaixonados por futebol, escolhidos pela redação do Brasil Post.

  • Mario Gotze
    Mario Gotze
    Getty Images
    Gotze não é exatamente um desconhecido, mas está na lista porque é o mais novo queridinho do futebol alemão. O meia-atacante do Bayern de Munique é uma grande aposta do ataque germânico e se destaca por ser um jogador de jogadas rápidas e boas assistências – Gotze vale seu peso em ouro: sua negociação de compra pelo Bayern foi a segunda mais cara do futebol alemão.
  • Marouane Fellaini
    Marouane Fellaini
    Getty Images
    Fellaini não se destaca apenas pelo cabelão: desde setembro de 2013 é um dos nomes de confiança do técnico David Moyes no meio-campo do Manchester United, potência do futebol inglês. Fellaini goza agora de um prestígio que não tinha durante os cinco anos em que defendeu o Everton. Na seleção da Bélgica, o jogador deve surpreender como liderança de uma seleção que pode assustar mesmo as mais tradicionais.
  • Shinji Okazaki
    Shinji Okazaki
    Getty Images
    Há anos o futebol japonês se consolidou como a melhor referência do esporte na Ásia. No grupo que representa o Japão na Copa o atacante Shinji Okazaki chama a atenção pela habilidade na finalização de jogadas e criatividade. Atualmente em um clube de porte médio do futebol da Alemanha – o Mainz – Okazaki é, por outro lado, um veterano de seu país e pode conceber momentos de orgulho para a torcida nipônica que acompanhará o desempenho japonês nas quatro linhas.
  • Juan Quintero
    Juan Quintero
    Getty Images
    O jovem Juan Quintero atua pelo Porto e ganhou espaço por ser um meia-atacante de criatividade. Na seleção da Colômbia, substituirá o recém-lesionado Falcão García na liderança em campo e nas jogadas perigosas. É um jogador com pouca experiência em disputadas pela sua seleção, mas muito potencial para demonstrar.
  • Eddie Johnson
    Eddie Johnson
    Getty Images
    Os Estados Unidos não são exatamente uma potência do mundo da bola, mas é inegável que o esporte vem timidamente crescendo dentro do país. Eddie Johnson é veterano entre a seleção americana e ganha destaque justamente por isso: é um líder dos EUA no gramado e impõe respeito pela experiência.
  • Thibaut Courtois
    Thibaut Courtois
    Getty Image
    Mais um belga. Courtois entrou para a lista por ser um destaque e uma posição pouco lembrada: a de goleiro. Jovem, o goleiro pertence ao Chelsea, mas joga atualmente emprestado para o Atlético de Madri. É uma peça importante na seleção da Bélgica e desempenha seu papel em campo com muita segurança.
  • Edinson Cavani
    Edinson Cavani
    Flickr
    O Uruguai vem ao Brasil carregando o fantasma da Copa de 1950 – quando venceram a equipe brasileira na final, em um Maracanã lotado – e no plantel há alguns nomes de bastante experiência. Forlán, Muslera e Lugano são velhos conhecidos do torcedor brasileiro, mas Cavani, que atua no Paris Saint-Germain é pouco visado pelos torcedores daqui. Experiente, é parte da equipe que chega fortalecida na sexta posição do ranking Fifa, ansiosa pelo bi-campeonato.
  • Stephan "El Shaarawi"
    Stephan
    Getty Images
    Um jovem atleta que tem o apelido de “O Faraó” não poderia ficar de fora dessa lista. Pouco conhecido no Brasil, Stephan Kareem “El Shaarawi” é um atacante que integra a equipe do Milan, treinada atualmente pelo ex-Botafogo Seedorf. É rápido e pode ser decisivo para a seleção italiana. Foi considerado pelo jornal inglês The Guardian como um dos cem melhores jogadores da atualidade.
  • Kevin Strootman
    Kevin Strootman
    Getty Images
    O meio-campista Kevin Strootman é uma jovem aposta da Holanda na tentative de sair de uma Copa do Mundo vitoriosa – sem vice-campeonatos e abandonando a colocação de eterna aposta entre as seleções tradicionais. Strootman tem apresentado um bom futebol no Roma e é uma peça versátil no meio-campo de qualquer equipe
  • Andros Townsend
    Andros Townsend
    Getty Images
    Possivelmente o mais desconhecido dessa lista, Townsend está aqui por ser jovem – tem apenas 23 anos – e pela experiência dentro do futebol inglês: pertence ao Tottenham Hotspurs, mas já atuou emprestado em nove times diferentes entre 2009 e 2014. É um jogador habilidoso e pode guardar boas surpresas para a torcida inglesa.