OPINIÃO

O que aprende uma criança que vive na rua?

05/04/2016 13:24 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Já parou para pensar o que vê e ouve uma criança que fica com sua mãe ou seu pai nas calçadas esperando que alguém dê a eles algum tipo de esmola? Considerando isso, o que aprende uma criança que permanece tanto tempo nessas condições?

2015-11-02-1446488351-7040104-CapturadeTela20150708s15.53.29.png

Imagem extraída de: Blog do Sarafa

Imagine uma rua movimentada de uma grande cidade.

Uma calçada em que transitam milhares de pessoas ao longo do dia, apressadas por estarem indo, vindo ou resolvendo algum trabalho na rua.

Um pequeno grupo - um adulto, um bebê de colo e uma criança por volta de 5 anos - que se acomoda no chão com alguns poucos pertences no espaço que fica em frente a uma vitrine cheia de objetos cuidadosamente dispostos, ou a entrada de um estabelecimento de luxo e a passagem das pessoas.

Imagine o olhar da pequena criança e o que houve com ela.

Os olhos observam o que está muito próximo: o chão, com todos os detalhes que pode ter. Chicletes grudados recentemente, outros mais velhos, guimbas de cigarros apagados ou acesos que morrem aos poucos, cascas de balas, restos sem importância deixados displicentemente no caminho pelas pessoas, algumas vezes coisas bem mais sujas.

Isso tudo muito perto dessa criança, quase se misturando a ela. Um pouco mais longe e em rápidos flashes, sapatos, sandálias, tênis, pernas. Se ela inclina a cabeça para cima pode ver um pouco mais, o ângulo permite ver uma pessoa como quem vê um arranha céu.

O que ouve essa criança?

A lamúria repetida do adulto ao seu lado e a recusa constante de quem passa. Ou ainda, ouve o nada, o silêncio da rejeição ou da indiferença.

Focando só esses dois aspectos: O que vê e o que ouve. O que pode aprender essa criança?

LEIA MAIS:

- Que infância as crianças que vivem em meio a conflitos e guerras podem ter?

- 'Hello Barbie': Uma vantagem para as crianças ou risco à privacidade?

Também no HuffPost Brasil:

Start-up transforma desenhos de monstros feitos por crianças em realidade