OPINIÃO

O melhor presente: deixar ser criança

Nada de tablets ou de brinquedos, é preciso dar-lhes autonomia sobre seu próprio tempo.

13/10/2017 12:55 -03 | Atualizado 13/10/2017 12:58 -03

O que o Dia das Crianças significa pra você? Na minha infância, ele tinha um sinônimo: presentes. Eu e meu irmão contávamos os dias para chegar o 12 de outubro — ainda que meu aniversário fosse três dias depois e quase sempre um presente emendava no outro. Mas, sim, era um expectativa enorme.

Para os meus filhos, ele tem outro significado. É um dia que a gente reserva para fazer o que eles querem. Nada de objetos ou brinquedos da moda. É sobre estar presente, fazer escolhas, ter diversão, um momento reservado para eles e só isso.

Então, a gente pega um papel e caneta, senta à mesa e os deixa escolherem o que querem fazer naquele dia. Qualquer coisa. Ir ao clube, brincar de pintura, fazer massinha, assar um bolo, ir ao parque, procurar uma árvore, caça ao tesouro, pique-pega, esconde-esconde, ver um filme ou mesmo não fazer nada.

A escolha é deles e esse é o principal. E durante o dia, as ideias vão surgindo também. O objetivo é deixar as crianças livres para fazerem as atividades que elas gostam. Ninguém nem lembra de brinquedo e tudo bem. Meus filhos sabem que o Dia das Crianças existe e que é um dia para ser celebrado.

Essa data comercial e comemorativa também me lembra que somos a geração dos pais questionadores, ou pelo menos quero acreditar que sim. Criança precisa de açúcar? Precisa de muitos brinquedos? Quanto tempo eles ficam em frente à TV? Pode ou não tablet?

O Dia das Crianças também é um momento pra gente pensar em consumo, no nosso e no deles, e em como lidamos com essa vontade desenfreada por sempre ter. A vantagem de ser pai em pleno 2017 é entender que podemos fazer escolhas e nossos filhos também. Então, como você passou este feriado de quinta? E como pretende passar o final de semana?

Aqui estão cinco dicas para aproveitar o feriadão com as crianças:

1. Brincar com água

Pode ser qualquer coisa relacionada a água: tomar banho de mangueira ou banho de chuva, lavar as bonecas ou os carrinhos, guerra de balão de água. Opções não faltam e as crianças adoram.

Divulgação

2. Construir um castelo

Pode ser de areia, de papelão ou o material que você tiver disponível, mas essa é uma atividade que sempre diverte pais e crianças.

AOL
Processed with VSCO with a6 preset

3. Caça ao tesouro

Esconda um objeto no quintal ou na área verde do prédio, do seu bairro, do parque. Faça um mapa junto com a criança e vá atrás do seu tesouro.

4. Colecione sementes ou folhas

Vá para a natureza e procure sementes ou folhas, dos mais diferentes tipos e formas, descubra junto com seu filho o nome das árvores ou apenas faça um coleção para brincar em casa.

Divulgação

5. Pinte, corte ou cole

Quando tudo mais falhar e todas as ideias já forem usadas, pintar, cortar ou colar é sempre uma boa ideia. Tire as tintas ou as revistas velhas do armário e se jogue na bagunça. Outros materiais como tecido ou papel colorido também garantem uma boa brincadeira.

*Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

A beleza das crianças com síndrome de Down