OPINIÃO

5 benefícios que mostram que a ioga é muito mais que um exercício físico (e que mudou a minha vida)

12/04/2016 15:22 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02

É comum que tradições orientais milenares percam um pouco da sua essência quando trazidas para o ocidente. Um dos maiores exemplos é a ioga.

Com a popularização da prática, não é difícil encontrar um estúdio em cada esquina e os mais diferentes estilos por aí.

O lado bom é que cada vez mais pessoas têm acesso à essa técnica transformadora. Muitas vezes, porém, a filosofia é deixada de lado e apenas os aspectos físicos são aproveitados.

A prática de posturas, chamada de hatha yoga, é apenas um dos oito ramos do método. Mas a ioga representa todo um estilo de vida e seus benefícios vão muito além da flexibilidade muscular.

1. Presença

yoga

Sabe quando você está ali, mas não está? Com as redes sociais e outros tantos estímulos externos, é comum que nossa atenção não esteja no momento presente. A ioga te ensina a praticar a atenção plena, ou mindfulness, que é a capacidade de viver o agora. Isso tudo pode parecer meio abstrato mas, na prática, eu passei a prestar mais atenção em cada pequena ação do meu cotidiano, como lavar a louça ou ler um livro. Com o tempo, minha relação com as pessoas e informações a minha volta ficou mais rica. É como se a vida estivesse mais intensa mas, na verdade, eu é que estou mais presente.

2. Conexão com a natureza

yoga

Quando foi a última vez que você parou para perceber um pássaro voando? Ou o céu estrelado? E a última vez que andou descalço sentindo a grama? A vida na cidade fez com que muitos perdessem o contato com a natureza. Ainda pior, porém, alguns perderam a capacidade de buscar e admirar essa conexão. Eu sempre vivi no interior e aprendi com a minha mãe a admirar a lua, os animais, um abraço na árvore... Porém, com a ioga meus sentidos ficaram ainda mais aguçados. Hoje, sentir o vento no meu rosto já faz meu dia mais feliz.

3. Aceitação

yoga

Aceitar a mim mesma e ao outro foi um dos maiores presentes que a ioga me deu. Passei a aceitar meu corpo, minha ansiedade, meu processo... Aquilo que eu negava e tentava afastar me fazia sofrer. Com uma visão de que tudo isso é parte de quem eu sou, ficou mais fácil me entender e deixar de lado o que já não cabia mais. Praticando essa generosidade comigo, ficou muito mais fácil compreender o outro. Passei a não colocar mais as pessoas em caixas como "coxinhas", "bolsomitos", "petralhas" e a perceber o quanto alguém pode ser incrível, mesmo pensando muito diferente de mim. Isso enriqueceu meu mundo, minhas relações e meu conhecimento.

4. Saúde e sustentabilidade

yoga

Ioga significa união. União do corpo, da mente e do espírito. Através desse conceito, passei a ver o meu corpo e o planeta que me abriga de forma diferente. Foi natural começar a buscar uma vida mais saudável e sustentável. Quando me senti pronta, parei de comer carne, pois sei o quanto o consumo afeta minha saúde e o meio ambiente. Também passei a optar por produtos de higiene e beleza mais naturais, para não ter tanta química correndo pelo meu corpo e pelo ralo do banheiro. A ioga faz como que nos sintamos parte de um todo, de algo maior. Assim, cuidar da natureza é o mesmo que cuidarmos de nós mesmos.

5. Fé

yoga

"Entrego, confio, aceito e agradeço", a frase do professor Hermógenes, um dos principais difusores da ioga no Brasil, tornou-se um dos meus mantras. Minha relação com Deus, com o Universo e com a vida está mais forte. Talvez a palavra "gratidão" até tenha sido banalizada em alguns momentos. Mas a verdade é que, quem experimenta esse sentimento, percebe que quanto mais agradecemos, mais temos a agradecer. A ioga me fez confiar e ser grata pelo caminho que trilho.

Namastê!

LEIA MAIS:

- 6 posições de ioga para quem trabalha o dia inteiro sentado

- Astro da NBA ensina ioga para jovens em praia da Califórnia

- Como a ioga muda o seu corpo, a partir do momento que você começa a praticá-la

Também no HuffPost Brasil:

As 10 melhores posturas de ioga para dormir