OPINIÃO

Crowdfunding é a solução para a Crise Econômica

14/03/2016 16:22 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
linetic via Getty Images
Search for opportunities. Business illustration

Com o passar dos anos cada vez mais pessoas têm conhecido ou procurado o crowdfunding.

Embora esse conceito venha sendo trabalhado há bastante tempo, ainda é pouco reconhecido como uma nova indústria para muitos consumidores, especialmente para aqueles fora dos Estados Unidos - onde surgiu o crowdfunding.

Crowdfunding é, por definição, a prática de financiar um projeto captando pequenas quantias de dinheiro através de um grande número de pessoas, geralmente através da Internet.

Em uma onda de recessão crescente, as pequenas empresas estão se esforçando mais do que nunca para se manter à tona e os empresários estão enfrentando grandes dificuldades.

O crowdfunding oferece a essas pessoas uma chance de sucesso, por apresentar seus negócios e projetos para o mundo inteiro. Existem inúmeras plataformas de crowdfunding seguras e confiáveis ao redor do mundo. Embora cada site ofereça diferentes benefícios, o conceito geral é o mesmo.

A ideia de "não é o que você faz, mas por que você faz isso" é o que realmente instigará as pessoas a se interessarem pelo seu projeto. Ao focar em um objetivo maior os criadores são capazes de construir uma base única de indivíduos com o pensamento similar.

Em vez de investidores tradicionais, as campanhas de crowdfunding são financiadas pelo público em geral.

Normalmente, os projetos bem sucedidos recebem cerca de 25-40% de sua meta através dos seus contatos de primeiro e segundo grau. Isso pode incluir amigos, família, colegas de trabalho ou qualquer um com quem o criador da campanha tenha um contato.

Uma vez que um projeto alavanca, as pessoas que não conhecem o criador têm mais chances de contribuir pois a campanha já passa alguma credibilidade.

Há um enorme equívoco de que a criação de uma campanha de crowdfunding de sucesso é fácil, como lançá-la e esperar que viralize. Enquanto isso pode acontecer com uma campanha especifica, a grande maioria dos projetos vai exigir uma quantidade razoável de esforço por parte do criador do projeto.

Lembre-se, essa não é uma plataforma para pedir uma esmola. Se você espera que as pessoas apoiem a sua causa, você deve estar pronto para explicar seu projeto quantas vezes for necessário.

Existem três razões principais pelas quais as pessoas desconhecidas podem se interessar pelo seu projeto e querer te ajudar: elas se identificaram com o objetivo da sua campanha; elas se interessaram por um aspecto físico da campanha como as recompensas; ou elas se sentiram atraídas pela parte visual da sua campanha. Por isso, é extremamente necessário que todas as campanhas tenham os três pontos alinhados e atrativos.

Toda campanha deve ter um motivo muito especial por trás, recompensas exclusivas e interessantes e um layout atraente.

Vídeos e imagens definitivamente desempenham um grande papel neste último ponto. O tempo é algo raro hoje em dia e, por isso, muitos possíveis contribuidores não vão se dar ao trabalho de parar para ler sua campanha e o vídeo pode ser uma abertura para que eles se interessem pela campanha e dediquem mais atenção à parte escrita.

Outro equívoco comum é que crowdfunding é útil somente para startups. Ao mesmo tempo que o financiamento coletivo abre portas para pequenas empresas, também beneficia ONGs, músicos, cineastas, escritores, atletas e qualquer um que tiver uma boa ideia e precisar de fundos para tira-la do papel.

Em suma, crowdfunding é uma grande oportunidade de captar fundos para o seu projeto e ainda ajudar a movimentar a economia brasileira.

LEIA MAIS:

- Vaquinha Digital se populariza no Brasil e mais projetos são lançados

- Crescimento do crowdfunding no Brasil

Também no HuffPost Brasil:

As empresas mais admiradas pelos jovens